O Centro de Comercialização Sustentável de Monteiro, inaugurado no final de dezembro de 2015 vem obtendo grande repercussão entre os comerciantes de animais, que todos os sábados comparecem ao local com o objetivo de vender ou trocar seus bovinos, caprinos e ovinos.
A tradicional Feira de Animais de Monteiro, antes realizada nas imediações do Matadouro Público em uma área já considerada como centro da cidade, cresceu consideravelmente depois que foi transferida para o Centro de Comercialização, uma vez que o espaço oferece currais adequados para a guarda dos animais e amplo espaço para estacionamento dos transportes utilizados pelos criadores, produtores e comerciantes que para lá se deslocam todos os sábados, dia que acontece a feira livre no município.
Segundo declarações de comerciantes que visitam o local semanalmente, após a mudança da Feira de Animais para o Centro de Comercialização, houve um considerável aumento na comercialização dos animais e a previsão é de que a cada semana aumente ainda mais o comércio de animais no local, atraindo comerciantes até mesmo de estados vizinhos a exemplo de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
Outro atrativo do Centro de Comercialização Sustentável de Monteiro é a comercialização de motos, que também tem crescido neste início de ano, segundo informou o vice-prefeito Cajó Menezes.
“Inicialmente, quando da inauguração do Centro de Comercialização houve uma resistência dos proprietários de motos em se deslocar para o novo local, porém, com o sucesso da Feira de Gado eles estão, espontaneamente, levando suas motos para comercializarem no Centro de Comercialização, onde já funciona a Secretaria de Agricultura do município, o escritório da EMBRAPA, EMATER, Defesa Animal e uma usina de leite.
O vice-prefeito revelou que o volume de comercialização de animais aumentou tanto que a prefeita Edna Henrique já autorizou a ampliação dos currais no local. “Foi uma repercussão bastante positiva, pois, além de incrementar a economia do município, acabou gerando mais emprego e renda para a população”, afirmou Cajó Menezes.