A festa é promovida pela família de José Lúcio há 32 anos, e este ano terá como atrações, o cantor Adriano Silva, a cantora Cydia Lima e o forró Casa de Taipa.
O início da festa é às 21 horas, no Clube José Lúcio.
De acordo com o secretário de agricultura de Monteiro, Erinaldo Chôva trata-se de um dos eventos mais tradicionais dos festejos juninos de toda a região, atraindo turistas e público tanto do Cariri, quanto do vizinho estado de Pernambuco, além de caririzeiros que moram em outros recantos do país inteiro, e que estão na reta final de seu período de férias, fechando com chave de ouro, a festividade mais tradicional da nossa região.
A HISTÓRIA DA FESTA
A festa de São João do Pé da Serra do Jabitacá foi iniciada por José Lúcio e sua esposa Maria Alexandrina, e a data da primeira festa foi em 23 de junho de 1940, a festa completa 82 anos em 2022.
Uma lembrança marcante das primeiras festas era a quadrilha. No amanhecer do dia, era organizada uma enorme quadrilha para encerrar os festejos e a fogueira passava a noite acesa em frente da casa.
Logo nos primeiros anos, o irmão de José Lúcio, Antonio Lucio, se junta a ele e começa a organizar a festa em conjunto, e com o passar dos anos, Geraldo (filho de Antônio Lúcio) e Gonzaga (genro de José Lúcio) começam também a ajudar na organização. Nessa época, o fundador José Lúcio, passa o bastão para seu irmão Antônio, que continua os festejos até o final da década de 60.
A partir dos anos 70, devido a hospitalidade e animação da festa, que era bastante repercutida na região, Sebastião Lúcio, filho do fundador José Lúcio, decide realizar a segunda festa da família além do São João: A festa do São Pedro, comemorada uma semana após o São João. Assim, ficou definido que Gonzaga continuava organizando o São João, enquanto Sebastião Lúcio fazia o São Pedro, no Pé da Serra do Jabitacá.
Durante esse período, o irmão de Sebastião, Dionísio Lucio, sempre ajudava com a divulgação das festas, trazendo o pessoal da cidade em seu caminhão.
A partir do ano de 1990, Dionísio Lúcio, decide criar a Festa da Ressaca, em homenagem ao nascimento de sua filha Adriana. A festa ocorria uma semana após o São Pedro, ou seja, sempre no primeiro fim de semana de Julho.
Assim, Gonzaga, já mais velho, não tinha mais condições de conduzir a festa do São João, então a família opta por fazer apenas duas festas: a do São Pedro e a da Ressaca, promovidas pelos dois irmãos Sebastião e Dionísio Lúcio, respectivamente.
Em 2009, os filhos de Sebastião, Sivaldo e Silvano Lucio, em conjunto com suas esposas Aparecida e Lucidalva, respectivamente, começam a organizar as festas do Clube José Lúcio.
Eles modernizaram e ampliaram a estrutura do clube, melhorando as instalações e trabalhando ano a ano para deixar a tradição de mais de 80 anos da família continuar viva entre os familiares, amigos e nativos da região.