A VII edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca foi aberto na noite desta sexta-feira, 8, na cidade de Monteiro, com várias apresentações artísticas e culturais na Praça João Pessoa.
Antes da abertura oficial do evento, os grupos de dança Maracatudo de Arcoverde e Luar do Sertão de Custódia, ambos do vizinho estado de Pernambuco, desfilaram pela principal avenida da cidade e em seguida fizeram uma bela apresentação na Praça João Pessoa.
Já na Praça João Pessoa, o vice-prefeito Cajó Menezes abriu oficialmente a VII Edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, oportunidade que destacou os investimentos que o município tem feito pela preservação cultural e de seus artistas.
“A prefeita Edna Henrique não mede esforços em investir na cultura monteirense e valorizar os seus artistas, o maior exemplo é este festival cultural, a Mostra de Teatro, o São João, a festa de Emancipação Política do município, as festividades religiosas, a exemplo da Festa da Padroeira e dos encontros evangélicos, o EMOCAP e as atividades de cunho privado que carecem de um apoio do município”, frisou o vice-prefeito.
Além do vice-prefeito, prestigiaram a solenidade abertura os secretários municipais, a exemplo de Fátima Santos da Administração que responde pela Cultura e Turismo, Eliane Andrade, secretária Executiva de Cultura, do secretário de Planejamento Clênio Nóbrega e do secretário executivo de comunicação Edglay Bezerra.
Logo após a abertura foi feito a entrega das placas aos homenageados, os mestres da Mazurca Zé Preto, Dudé e João de Amélia que também se apresentaram com um repertório de músicas popular.
O evento foi encerrado com toda a sonoridade cultural das bandas Pífano Perfumado e Forró Gente Boa.
ARTISTAS POPULARES
Na manhã deste sábado, 9, houve a apresentação do tradicional projeto Cultura na Feira, com os humoristas Beato Vicente, Pouquito, o ator e contador de “causos” João Badalo e a banda de pífano Pio X do Alto de São Vicente, além dos homenageados João de Amélia e Zé Preto.
Ainda na noite deste sábado haverá no Teatro Jansen Filho a encenação do espetáculo de dança, “A Feira”, apresentado pela Companhia de Danças de Campina Grande, e show na Praça João Pessoa com a banda Candeeiro Encantado.