O XI Festival de Cultura Popular Zabé da Loca neste ano de 2020 destacou-se diante de uma grande programação e o maior número de pessoas prestigiando a grande homenageada Adma Andrade.
A programação teve início em suas atividades com as oficinas de pífano já na manhã da última quinta-feira na comunidade de Santa Catarina com os alunos das redes Estadual e Municipal, garantindo a sobrevivência da cultura deste instrumento que tem por maior ícone a saudosa Zabé da Loca, que nomeia o Festival.
Na sexta-feira, 13, nem mesmo o clima chuvoso tirou o brilho da grande noite que teve em seu palco, na Praça João Pessoa, nomes como Pife Perfumado e Xote Universitário que aqueceram os monteirenses com um forró da melhor qualidade passeando entre um repertório atual e o bom e velho forró das antigas.
Encerrando a noite a banda Limão com Mel participou e prestigiou a homenagem a Adma Andrade feita pela prefeitura de Monteiro através da Secretaria de Cultura e Turismo que a cada ano presta reverencia às personalidades da terra ligadas à cultura.
Adma Andrade recebeu das mãos da prefeita Anna Lorena uma placa com a comenda e emocionada falou em entrevista sobre a satisfação em receber a homenagem “Estou feliz em ser reconhecida e homenageada na minha amada terra. Aqui dei meus primeiros passos no chão e na carreira, aqui tenho família e amigos, aqui é o meu lar. Meu orgulho é imenso, agradeço à prefeita Anna Lorena e a secretária de Cultura, Christiane Leal, por tudo isso”.
Já a prefeita Anna Lorena destacou a história de Adma, que mesmo crescendo na carreira nunca abandonou sua terra e em todos os lugares faz questão de frisar o amor por Monteiro. “Precisamos reconhecer, e não há melhor maneira de evidenciar os nossos talentos que em um Festival que carrega o nome da nossa eterna Zabé da Loca. Tenho certeza que todos aqui estão com os corações aquecidos e compartilham conosco o mesmo sentimento. Agradecemos a cada um que aqui está e que faz desta a maior e melhor edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca”.
No sábado pela manhã o Cultura na Feira proporcionou aos comerciantes e populares um momento de descontração com os causos do Beato Vicente, a irreverência dos emboladores – Caboclo e Sabiá que se apresentaram pela segunda vez no município sendo sempre ovacionados. Outras atrações do evento matutino foram Vitória do Pife (PE) que junto com Pife Perfumado, João de Amélia e Dudé proporcionaram brincadeiras e cirandas, colocando o público ainda mais perto do evento.