Festival de Queijo de Soledade terá expofeira, concursos, oficina gastronômica e forró

A III edição do Festival de Queijo, em Soledade terá início nesta sexta-feira (22) e vai contar com uma programação diversa: expofeira, concursos, oficina gastronômica e forró pé de serra. O evento, que vai até domingo (23), vai envolver toda a cadeia produtiva de queijo da cidade, além dos artesãos e empreendedores locais.

Já é a terceira edição do festival no município, que aos poucos tem ganhado espaço em todo o Estado e repercussão nacional, integrando roteiro do queijo na Paraíba e destacando as variedades da culinária nordestina com a iguaria derivada do leite.

Iniciando na sexta-feira, haverá a Mostra Soledade, com exposição e venda de artigos produzidos por artesãos locais. Acontecerá ainda simultaneamente a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), assim como as oficinas gastronômicas, que ensinarão a produzir pratos à base de queijo.

Haverá ainda concurso para a escolha do Rei e da Rainha do Queijo, um Encontro de Repentistas e o concurso ‘Gula do Queijo’, que irá premiar a pessoa que coseguir comer mais do produto em um tempo determinado. A novidade desse ano será o concurso ‘Gulinha do Queijo’, que será a disputa entre as crianças de 9 a 12 anos. fampress,

Gastronomia – Festival Gastronômico envolve ainda restaurantes e lanchonetes da cidade, que durante a festividade, preparam opções especiais no cardápio para o tema, com alimentos à base de queijo e outros derivados do leite: creme de ricota, ricota, queijo minas, queijo de manteiga, queijo do reino, mussarela e doce de leite estão entre as variedades ofertadas no festejo.

Entre as opções estão a ‘Tapioca Namaria’, que leva massa com açafrão, calda de leite de coco e gengibre; o ‘Oxente Burguer’, que tem fonduta de queijo de manteiga e lâminas de bacon; ‘El Dog’ terá pão com salsicha e carne de sol com molho gorgonzola, queijo de coalho e salada. Já o ‘Bolinho da vovó’, da Caapunga Eventos e Recepções, é feito de biomassa de banana e leva queijo de coalho.

Artistas da terra – A programação conta também com apresentações musicais de artistas locais. Serão cerca de dez artistas da região, sendo eles Divone do Acordeon, Lucas Garcia, Jobinho Barão, Igor Lima, Artur Lima, Everton Lima, Sanfoneiro Antônio Dantas, Fabiano e Banda e Maikel do Acordeon. Ao todo, serão três dias de intensa movimentação na cidade situada no coração do Cariri paraibano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar