A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social lançou, nesta quarta-feira (5), em João Pessoa, a Operação Semana Santa. Os trabalhos envolvem a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A ação vai reforçar o emprego dos efetivos até o domingo de Páscoa (9), em todo o estado, com 5 mil homens e mulheres atuando com prevenção e repressão qualificadas durante o período de feriado prolongado. O trabalho também conta com a participação da Secretaria de Administração Penitenciária.
De acordo com o secretário Jean Nunes, o dia começou com uma ação integrada com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), além do próprio lançamento da Operação Semana Santa. “Amanhecemos com cumprimento de vários mandados de prisão contra vários criminosos acusados de crimes contra o patrimônio, homicídios, tráfico de drogas, entre outros, com mais de 40 presos, e além dessa ação fazemos o lançamento da Operação Semana Santa para garantir segurança nos eventos religiosos, mais de 100 em todo estado. Além disso, reforçamos a atuação dos nossos órgãos operativos por conta do fluxo de pessoas que aumenta no estado durante o feriadão”, frisou.
Polícia Militar – A corporação vai utilizar um efetivo 2.744 agentes de segurança e 1.036 viaturas, que serão dispostos principalmente na região metropolitana da capital, Campina Grande, Patos e demais cidades polos do Sertão. Serão cobertos 100 eventos religiosos e intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints, em locais propícios à situação de vulnerabilidade social. A escolha dos chamados ‘pontos quentes’ é definida com base em um estudo de geoprocessamento realizado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.
Durante o feriado prolongado, a PM ainda vai utilizar todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Batalhão Especializado de Atendimento ao Turista (BPtur), entre outras.
Polícia Civil – Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil trabalhará com 1.080 homens e mulheres em delegacias no estado, incluindo delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais, servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), e viaturas.
Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, vai empregar um efetivo de 890 homens e mulheres durante toda operação, com auxílio de 328 viaturas operacionais e administrativas. Do litoral norte ao litoral sul, serão ativados postos de guarda-vidas com o apoio de embarcações itinerantes.
A atuação ocorrerá nos principais polos do estado, abrangendo toda região metropolitana, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Sousa, entre outras cidades, bem como em grandes eventos da Semana Santa, com ações preventivas, de acordo com direcionamento das Dioceses e Paróquias das regiões.
Serão realizadas ainda blitzen preventivas e educativas, a fim de orientar a população quanto aos principais riscos durante o feriado prolongado, e aos banhistas que desejarem utilizar os ambientes aquáticos. A instituição também atuará em pontos base nas principais rotas de circulação de veículos, com o objetivo de reduzir o tempo resposta nos atendimentos às ocorrências, e vai realizar perícias, vistorias técnicas e inspeções nos locais onde ocorrerão os principais eventos religiosos da Semana Santa.
Reforço aéreo – Um reforço importante durante a Operação Semana Santa 2023 é o trabalho executado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds com o uso da aeronave Acauã.
Até o domingo de Páscoa, o GTA estará a postos para um rápido atendimento das ocorrências, tanto de resgaste quanto de natureza policial. A atuação tem como objetivo dar mais agilidade aos atendimentos realizados nas regiões litorâneas do estado e as rodovias que cortam a Paraíba.
Fiscalização de Trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, intensificará as ações da Operação Lei Seca durante a Operação Semana Santa 2023, com fiscalizações que visam coibir os abusos praticados por condutores que desobedecerem às leis de trânsito, principalmente com infrações relacionadas à embriaguez ao volante.
Para isso, o Detran contará com um efetivo de 50 agentes de trânsito e uso de equipamentos específicos, como talonários eletrônicos com impressoras, etilômetros (bafômetros) e cones sinalizadores com implantação de redutores móveis para contenção de velocidade. Serão utilizadas sete viaturas operacionais.
As ações da Lei Seca vão acontecer também em conjunto com os demais órgãos de segurança do Estado e dos municípios, adotando pontos de abordagem em locais próximos às áreas de eventos, nos principais corredores de tráfego de veículos, no sentido de agir preventivamente e também repressivamente nos casos de flagrante.
190, 193, 197 e Delegacia On-line – Como outros canais de atendimento ao cidadão, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba disponibiliza o número 190, para comunicar qualquer tipo de ocorrência à Polícia Militar; o 193, que atende situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida; e o Disque Denúncia (197), que recebe da população denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.pb.gov.br).