A Região Metropolitana de João Pessoa amanheceu sob forte chuva nesta terça-feira (28), deixando diversos pontos de alagamento e trânsito lento. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), até as 6h09 foram registrados alagamentos em vários locais, afetando a rotina dos moradores e motoristas.
Os pontos de alagamento mais críticos identificados pela Semob-JP incluem a rotatória do Cajueiro, no bairro do Geisel, a lateral da Cidade da Polícia na Avenida Valdemar Naziazeno, imediações da empresa Transnacional no bairro de Água Fria, e a principal avenida do bairro dos Bancários, em frente ao Centro de Equilíbrio do Ser. Adicionalmente, houve acúmulo de água na interseção das ruas Caetano Filgueiras e Feliciano Dourado, próximo à Feira da Torre.
Além dos alagamentos, um posto de combustíveis teve seu teto desabado no bairro Cruz das Armas, na esquina com a Feira de Oitizeiro. Também houve variações no funcionamento do semáforo no cruzamento da Avenida Nego com a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Tambaú.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas são causadas pelo deslocamento de umidade oriunda do oceano Atlântico, trazida pelos ventos alísios de sudeste. A previsão é de chuvas de intensidade fraca a moderada na faixa litorânea, podendo ser fortes em alguns momentos e se estender de forma pontual sobre áreas do Brejo e Agreste. Nas demais regiões do estado, o tempo deve permanecer com nebulosidade variável.
A Semob-JP continua monitorando a situação e orienta os motoristas a evitarem áreas alagadas, optando por rotas alternativas como as Avenidas João Machado e Dep. Odon Bezerra, para minimizar os transtornos.