A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Frente Parlamentar da água, realizou Audiência Pública nesta sexta-feira (27), na cidade de Monteiro, para discutir sobre a situação das obras de transposição do Rio Francisco. Antes disso, os deputados visitaram as obras do túnel que levará as águas até o Cariri Paraibano.
A reunião, que ocorreu na Câmara Municipal de Monteiro, contou com a participação dos deputados João Henrique, Jeová Campos, João Gonçalves e Frei Anastácio. Também estiveram presentes a prefeita da cidade, Edna Henrique, o presidente da Câmara, Bero de Bertino, além de vereadores e prefeitos da região.
Para o presidente da Frente, Jeová Campos, o objetivo da ALPB é lutar para que as obras da transposição possam ser finalizadas. “A nossa razão de estar aqui hoje é porque queremos água e em abundância. Nós precisamos construir alternativas e sabemos a importância que a Transposição tem para amenizar o problema da falta de água”, comentou.
O deputado aproveitou a ocasião para convidar toda a população a conhecer a obra, e denunciar que alguns proprietários estão sendo indenizados na desapropriação para que a Transposição possa ser viabilizada, mas se negam a liberar o terreno para a conclusão das obras.
Já o deputado João Henrique, acredita que até o ano que vem as obras da Transposição sejam finalizadas. “Estamos aqui para visitar e fiscalizar esse projeto. Tenho certeza de que está bem próximo da população do Cariri desfrutar das águas do São Francisco, jorrando água até o açude Boqueirão, em Campina Grande”, ressaltou.
O deputado Frei Anastácio afirmou que segue com a esperança de que a Paraíba terá uma nova realidade depois da transposição. “Essa obra vai amenizar o problema do nosso povo. Tive oportunidade de visitar na semana passada as obras da Transposição que vão beneficiar o Sertão Paraibano e hoje conheci as que vão beneficiar do Cariri. Temos certeza que essa obra vai amenizar e muito o problema do nosso povo”, disse.
O deputado João Gonçalves fez questão de enfatizar que as obras da transposição estão bem avançadas. “Não acreditava que minha neta pudesse ver essa obra concluída, mas hoje vejo que está bem próxima de ser finalizada”, resumiu.
Já a prefeita de Monteiro, Edna Henrique, aproveitou a ocasião para agradecer a ação da ALPB que se desloca até o Cariri para debater sobre o problema de falta de água justamente na semana de celebração do Dia Mundial da Água. “O sonho do nosso povo é ver água correndo por esses canais. Nosso Cariri passa por dificuldades, mas acreditamos em dias melhores. Espero que os deputados levem daqui nosso apelo. Estamos aqui há quatro anos esperando pelas águas da Transposição e o nosso povo não pode mais sofrer”, destacou a prefeita.
O vice-prefeito de Monteiro, Cajó Meneses, também ressaltou sobre a importância de revitalização do açude de Poções, que abastece o município de Monteiro, mas que está seco, e do rio Paraíba. “Estes dois mananciais irão receber águas do São Francisco e é preciso fazer reparos para que quando a obra finalizar as águas possam chegar sem problema”, concluiu.
Vereadores de Monteiro e cidades próximas também participaram da audiência, a exemplo de Antônio Carlos Bezerra, da cidade de Prata, que fez um triste relato do açude público da cidade, que se encontra seco e o abastecimento de água comprometido. “Infelizmente só nos resta rezar por chuva”, enfatizou.
Em Brasília – Durante a Audiência, o deputado Jeová Campos confirmou que no dia 17 de abril haverá uma audiência pública para discutir o problema de falta de água e as obras de transposição com a presença do Ministério da Integração Nacional.