Deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba estiveram nesta segunda-feira (07), visitando a cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, onde inspecionaram as obras da Transposição do Rio São Francisco.
Estiveram presentes na comitiva os deputados estaduais, Daniela Ribeiro, Tovar Correia Lima, Renato Gadelha, Guilherme Almeida e João Gonçalves, além do Vice Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado monteirense João Henrique, e representantes da imprensa pessoense, campinense e de Monteiro.
Também participaram da visita o ex-deputado estadual, Assis Quintans, o vice-prefeito, Cajó Menezes, a prefeita eleita de Monteiro, Lorena de Dr. Chico, o Presidente da UBAM, Leonardo Santana, e o vereador campinense, Lucas Ribeiro.
A visita começou com uma entrevista ao programa radiofônico Sem Censura, na rádio 104 FM. Durante sua participação no programa, a deputada Daniela Ribeiro, falou sobre sua preocupação com a situação hídrica da cidade de Campina Grande, que depende diretamente da realização das obras no eixo, que entra na Paraíba por Monteiro.
“Boqueirão hoje está com apenas 6% de sua capacidade. Houve uma promessa do Governo da construção de uma adutora de engate rápido vindo da região do Brejo, mas que ficou no papel, e dependemos da conclusão desta obra que entra na Paraíba aqui por Monteiro”, disse Daniela.
Já o Deputado Tovar Correia Lima, afirmou que existe uma preocupação muito grande da ocorrência de um colapso total. “Esta preocupação infelizmente é eminente, questão de poucos meses”, disse o parlamentar.
O deputado Guilherme Almeida, que foi o autor do requerimento que solicitou a visita, confirmou que o próximo passo a ser dado é a realização de uma sessão na Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira, para que os órgãos envolvidos digam a verdade à sociedade.
“Teremos a presença de todos os entes envolvidos. O DNOCS, a Prefeitura de Monteiro, a CAGEPA, o Governo do Estado, seja quem for. É preciso que as informações da atribuição de cada um, e a situação real sejam levados na ocasião á população paraibana”, disse Guilherme Almeida.
O deputado e vice-presidente da ALPB, João Henrique, lembrou todos os esforços que tem desferido em relação à solução do problema, e também lamentou a falta de ação efetiva por parte do Governo do estado.
“Estive recentemente com o Ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho, ao lado do Senador Cássio e solicitei pessoalmente agilidade na conclusão das obras, mas infelizmente vejo com preocupação o atual quadro, principalmente devido à falta de operacionalização das ações que são de competência do Governo do estado”, criticou João Henrique.
Após a entrevista os Deputados foram recepcionados na residência da atual gestora Edna Henrique, que também se colocou solidária à problemática da lentidão das obras, e afirmou que todas as providências que poderiam ser tomadas durante sua gestão, ela fez questão de colocar em prática, mas que esbarrou na falta de compromisso dos governos Federal e Estadual.
Os Deputados visitaram vários trechos da obra, colheram informações e saíram preocupados com o atraso no cronograma, que agora foi verificado in loco, e que deixou a todos extremamente insatisfeitos.
“Após o termino da obra e o inicio do bombeamento das águas, a população só poderá usufruir da mesma a partir de Abril de 2017, isto é preocupante. Vou cobrar agilidade no processo e meu trabalho na Assembleia Legislativa continuará dando prioridade às questões hídricas”, finalizou o deputado Tovar, ao término da visita.
Fábio Brito