Bancários do Banco do Brasil entraram em greve na quinta-feira (12) na Paraíba. A decisão da paralisação foi tomada em assembleia na segunda-feira (9) após a categoria nacional rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação dos Nacional dos Bancos (Fenaban).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba – (SINTRAFI/PB), a greve dos servidores do banco do Brasil é por tempo indeterminado. Cartazes com o indicativo de greve já estão fixados nas entradas das agências bancárias do Banco do Brasil no estado. Contudo, o serviço de autoatendimento nas agências está funcionando normalmente.
A reivindicação do servidores é quanto ao piso salarial do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), maior que o atual, reposição das perdas salariais e da inflação, fim das metas, reajuste na participação dos lucros e resultados, reajuste dos vales alimentação e refeição.
Na quarta-feira (11), na sede do Sindicato dos Bancários na Paraíba, houve uma plenária organizativa para discutir as estratégias da paralisação por tempo indeterminado e distribuição do pessoal e do material a ser utilizado na greve.
Os servidores da Caixa Econômica Federal realizaram assembleias na noite de quinta-feira (12) na Paraíba, e aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. O documento será assinado na segunda-feira (16), a partir das 14h, e o banco prometeu efetuar o crédito da parcela de antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na terça-feira (17).