Circulando entre o regional e o contemporâneo, o músico Totonho funda seu arquétipo de composições a partir da rica cena de repentistas locais e ícones da poesia nordestina. Nessa levada, ritmos nordestinos se fundem ao rock e à música eletrônica. O resultado desta fusão musical pode ser conferido nesta sexta-feira (15), na edição deste mês do projeto Cine Cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), quando o artista apresenta o show “Coco Ostentação” em Campina Grande. Para a performance, ele sobe ao palco com sua banda, Os Cabra, formada por Chico Limeira (guitarra), Gabriel Araújo (baixo), Nildo Gozales (bateria) e DJ Guirraiz (pancadas eletrônicas). A apresentação começa às 21h, no Cine-Teatro São José. O acesso é gratuito.
Depois de dez anos do lançamento do álbum “Sabotador de Satélites” pela gravadora Trama, Totonho e os Cabra arrebenta as estruturas de produção musical na Paraíba e vem trabalhando no seu mais recente projeto, o “Coco Ostentação”. Natural de Monteiro (PB), e inspirado pela força da poesia regional, ele dialoga com o universal, escancarando um som autêntico e provocador.
Da rua para o estúdio, esse foi o caminho para se chegar ao mais novo disco autoral de Totonho. “Coco Ostentação” é fruto de uma ação ativista de levar música para espaços públicos da grande João Pessoa de forma independente. Essa iniciativa idealizada pelo próprio artista, em parceria com o compositor Seu Pereira, teve início em 2014, provocando as formas de difusão da música paraibana.
O projeto reuniu públicos, movimentou a cena com manifestações populares de valorização da música tradicional do Nordeste e motivou novas composições. Essa experiência desencadeou na produção de um dos discos mais esperados pela cena da música independente do Brasil.
“Coco Ostentação” é um trabalho inovador que reúne canções inéditas, influenciadas pela música tradicional, mais especificamente o coco de roda. Produzido pelo paraibano Renato Oliveira, e com participação de grandes nomes da cena musical atual da Paraíba, como Escurinho, Alex Madureira, Os Gonzagas e Seu Pereira, o disco instala uma lógica de produção profissional colaborativa e engajada. A produção conta também com a presença dos músicos parceiros, o paulista Rica Amabis e o carioca Ricardo Imperatori. Os artistas aceitaram o desafio da provocação sonora e poética de Totonho e Os Cabra, apresentando um som que dialoga de forma contemporânea com a música tradicional.
“O resultado dessa experiência é a ostentação da liberdade de praticar seus próprios códigos culturais. Porque a tradição é o que segue, não é o que fica trancafiado em normas retrógradas de registros filmados ou fonográficos. Só se preserva a tradição se outras gerações aceitam, participam e interagem, por isso ela deve ser adequada aos olhares do seu tempo”, destacou Totonho.
Serviço
15/07 (Sexta-feira) – Cine Cultural
Atração: Totonho e os Cabra apresenta o show “Coco Ostentação”
Hora: 21h
Local: Cine-Teatro São José, em Campina Grande
Acesso: gratuito