EXCLUSIVO – O governador Ricardo Coutinho ocupou as redes sociais nesta quinta-feira (22), para anunciar a ‘salvação’ para a seca no Cariri paraibano, uma adutora de engate rápido em um açude que está com apenas 13% de sua capacidade de acordo com dados da AESA. O objetivo do Governo é de abastecer 15 cidades da região com este pouco volume de água.
A adutora será instalada no açude de Sumé, onde a população do município é contra a iniciativa do Governo do Estado, alegando que a adutora deverá esgotar a única fonte de água para as torneiras do município. Os moradores locais já se movimentam para realizar atos públicos contra a inauguração da adutora.
O anúncio de Ricardo Coutinho aconteceu no Twitter e o seu teor pode ser conferido logo a seguir: “Com a seca do açude do Congo, ligamos o açude de Sumé a Estação de Tratamento da Água. Mais água por mais tempo p Cariri Ocidentall”.
“O problema não é querer dividir ou não a pouca água que temos com a população de outros municípios. A questão é que temos apenas 13% em nosso reservatório e o governador está querendo descobrir um santo para cobrir outro. Essa quantidade de água não dá para atender 15 cidades”, disse um morador de Sumé em contato com o Cariri Ligado.
Polêmica com Cartaxo
Coincidentemente ou não, o anúncio do governador Ricardo Coutinho veio logo após críticas que ele sofreu do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, dando conta de que estava preocupado apenas em política enquanto o povo paraibano morria de violência e seca. Comenta-se na região que o anúncio teria sido em resposta às críticas para ações contra a seca.