A notícia da morte do deputado estadual João Henrique (PSDB) por complicações ocasionadas pela Covid-19, na tarde desta terça-feira (12), provocou grande comoção por parte de amigos e admiradores. Várias autoridades políticas emitiram notas de pesar pelo desaparecimento do político, que estava em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e mantinha a região do Cariri como seu principal reduto eleitoral.
O governador João Azevêdo lamentou a morte de João Henrique. Ao externar pesar, ele manifestou condolências e solidariedade aos familiares e amigos, pela perda irreparável.
Adriano Galdino
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, também lamentou a morte do colega de parlamento. “A Paraíba perde hoje um grande parlamentar, que representou com muita maestria o povo paraibano e da região do Cariri. Estamos consternados neste momento e quero de antemão deixar minhas condolências e meu abraço à sua esposa, Edna Henrique, e aos seus filhos Michel, Micheila, João Silvestre e Micheline”, ressaltou Adriano Galdino.
Cícero Lucena
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lamentou a morte do deputado estadual e, por meio das redes sociais, comentou sua relação de amizade há décadas e disse que era “difícil falar em João Henrique sem lembrar as lutas que já travamos lado a lado, sempre em defesa da nossa Paraíba”.
Cícero Lucena ainda lembrou que, além de político, João Henrique se destacou na vida empresarial.
Confira nota de pesar na íntegra:
“Com profunda tristeza e o coração partido recebi a notícia da morte do meu amigo, valoroso deputado João Henrique.
É difícil falar em João Henrique sem lembrar as lutas que já travamos lado a lado, sempre em defesa da nossa Paraíba.
A partida de João deixa um profundo silêncio na classe política paraibana e em todos aqueles que aprenderam a respeitá-lo como grande homem público e ser humano extraordinário.
Rogo a Deus para que console todos os seus familiares, amigos e eleitores neste momento de dor.
Meus sentimentos a Edna e seus filhos”.
Bruno Cunha Lima
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), também divulgou nota de pesar pela morte de João Henrique. Ele lembrou que os dois foram colegas na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante seu mandato na Casa, no período de 2014 a 2018.
Para o prefeito de Campina Grande, o parlamentar natural de Monteiro, no Cariri paraibano, sempre marcou sua atuação pela firmeza de convicções e a defesa dos interesses de sua região.
Ruy Carneiro
Para o deputado federal Ruy Carneiro a Paraíba perde um defensor do Cariri, especialmente da cidade de Monteiro, onde nasceu.
“Estamos de luto por mais uma vítima do coronavírus, desta vez um colega parlamentar e valoroso como o deputado estadual João Henrique, com quem tive relacionamento próximo. Fizemos campanhas juntos e partilhamos do mesmo objetivo de trazer mais crescimento e desenvolvimento para o Estado. Meus sentimentos a Edna Henrique e a toda a sua família neste momento tão difícil”, ressaltou.
SOBRE JOÃO HENRIQUE
Oficial reformado da Polícia Militar, João Henrique é natural do município de Monteiro, no Cariri da Paraíba. Formado em Direito, o deputado já atuou como juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e como delegado de Homicídios na Capital. Possui larga experiência na área de Segurança Pública do Estado. Na política, sempre defendeu ações de desenvolvimentos para a sua região. Na Assembleia, João Henrique estava em seu quarto mandato.
João Henrique estava internado desde 7 de dezembro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Após ter contraído a Covid-19, teve seu quadro de saúde agravado, devido ao diabetes, e após mais de um mês em tratamento, não resistiu e faleceu por volta das 14h desta terça-feira.