Um estudo da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre um possível pico de casos de Covid-19 no mês de março fez parte das discussões no Governo do Estado para a formulação do novo decreto que regulamenta o funcionamento dos estabelecimentos no estado durante a pandemia.
De acordo com o secretário executivo, Daniel Beltrammi, entre hoje e amanhã o novo texto deverá ser divulgado com decisões de consenso a partir de inúmeras reuniões de trabalho, com integrantes da Saúde, Jurídico e Ministério Público.
“Há projeção de pico da doença para o mês de março, projeção para perdas de vidas por conta da Ômicron para 22 e 23 de março e projeções de pico de internações para 21 de fevereiro”, destacou o gestor em entrevista à rádio Jovem Pan.
Beltrammi informou que apesar das orientações e acordos com organizadores de eventos, na prática, os acordos não têm sido cumpridos. “Temos observado um cenário de descontrole. O risco sanitário em tempos de pandemia em situações que estamos vendo agora são lamentáveis. Essa situação poderia ser evitada”, afirmou.
O secretário executivo lembrou ainda que os profissionais de saúde estão esgotados e que a pandemia é um problema coletivo com repercussões individuais.