Até o dia 24 (sexta-feira), o Ministério da Saúde não havia entregado os leitos de UTI prometidos a Paraíba para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
O compromisso de entrega foi feito no mês passado, antes da demissão do agora ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
De acordo com o G1, site da Globo, o Ministério da Saúde entregou, até 24 de abril, 350 dos 2 mil leitos de UTI prometidos para os estados. O número representa 17,5% do total.
Além da Paraíba, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins) e o Distrito Federal não haviam recebido nenhum leito.
Na última quinta-feira (23), o ministro da Saúde, Nelson Teich, desmarcou a videoconferência que teria com os governadores do Nordeste, para entre outros assuntos, discutir a situação dos kits, que incluem diversos materiais para atendimento aos pacientes com Covid-19, incluindo os respiradores.
A Paraíba é o estado do Nordeste que menos recebeu recursos do governo federal para o combate da Covid-19, algo em torno de R$ 21 milhões.