A Paraíba vai receber ainda este ano do Governo Federal R$13 milhões para incluir novos pacientes e atualizar o registro dos que já estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). O valor será dividido e repassado para cada município. A portaria que autoriza os recursos foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério de Saúde, cada Equipe de Saúde da Família (ESF) vai receber R$8,9mil – a Paraíba conta com 1.459 unidades, que possuem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários.
Cada Secretaria Municipal de Saúde vai receber de acordo com o número de pessoas cadastrados nos serviços de Saúde da cidade. Quanto mais pacientes acompanhados, mais recursos serão repassados.
“O novo modelo de financiamento do SUS prioriza o atendimento das pessoas no serviço público de saúde, portanto, destina mais verba para os locais onde mais pessoas usam a Atenção Primária. Isso permite uma Atenção Primária mais justa e com mais equidade”, enfatiza o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.
O cadastro pode ser feito nas unidades de saúde ou mesmo durante as visitas domiciliares pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Atenção Primária e Agentes Comunitários de Saúde até abril do próximo ano. Isso porque, o primeiro pagamento levando em consideração esse critério, começará a ser feito a partir de maio de 2020.