O governador Ricardo Coutinho assinou, na manhã desta segunda-feira (9), o Ato de Promoção de 585 policiais civis. Em solenidade na Acadepol, também foi feita a entrega da escritura pertencente à sede da Secretaria do Estado da Segurança e Defesa Social. Nos últimos três anos e meio, já são mais de 6 mil promoções concedidas ao efetivo das três corporações responsáveis pela segurança no Estado.
Na ocasião, Ricardo Coutinho destacou a importância do papel que as instituições como as polícias e o Corpo de Bombeiros exercem na sociedade. “A gente só sabe a importância das coisas quando a gente imagina a existência do mundo sem elas. É a mesma coisa da polícia. Tem muita gente que reclama da polícia ou tenta diminuir o papel dela na sociedade. Mas imaginemos nós, da mesma forma como o Corpo de Bombeiros, como seria o mundo e nossas vidas sem essas instituições ”, refletiu. “Assim a gente mede o tamanho da importância de tais instituições”, enfatizou.
Desde 2011, o Estado já realizou 1.492 promoções para a Polícia Civil, o que corresponde a maior quantidade já feita nos últimos dez anos beneficiando a instituição. As 585 assinadas nesta segunda-feira representam uma incorporação de R$ 5 milhões mensais na folha. Com relação ao Corpo de Bombeiros e PM, foram 4.700 promoções no mesmo período. “Mas isso não é gasto. É investimento. E nós estamos monitorando a todo momento para que o Estado também não saia de dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal”, observou o governador.
A solenidade contou ainda a presença do vice-governador Rômulo Gouveia, que lembrou a necessidade de ações integradas tanto de infraestrutura como de remuneração para melhor eficácia da segurança pública. “Se não fosse o trabalho conjunto e o esforço em todo sentido não se teria esse avanço em uma área tão difícil. E a própria sociedade reconhece que o Governo vem trabalhando e conseguindo resultados satisfatórios. Esse momento é um reconhecimento do esforço. Esta ação é importante na política macro desenvolvida para uma sociedade tranquila, que é a que todos nós paraibanos desejamos”, afirmou.
Além de ressaltar as promoções, o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, destacou a necessidade da regularização dos imóveis públicos, como aconteceu com a sede da Secretaria. “Na Paraíba temos uma situação hoje com relação à regularização dos imóveis públicos. A maioria sequer tinha apenas o decreto de apropriação. Desde 2012, dos principais imóveis públicos, temos 42 regularizados. Antes, era um conjunto de bens públicos sem regularização”, disse.
O evento desta segunda-feira contou com a presença de várias autoridades, a exemplo da secretária de Administração, Livânia Farias; do presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Corrêa Lima; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Caneiro; além do delegado geral e o adjunto da Polícia Civil, Carlos Alberto e Isaías Gualberto, respectivamente.
Resultado – Durante o discurso, o governador destacou também a diminuição da quantidade de crimes no Estado. Segundo ele, os números são consequência dos investimentos realizados na área de Segurança. Entre os destaques das estatísticas, Ricardo Coutinho enfatizou a redução dos homicídios, que passaram de 1.420 para 602 no período de 2010 a 2012.
O avanço no número de apreensão de entorpecentes, além do melhoramento da infraestrutura e da aquisição de novos equipamentos como armamentos, viaturas e instrumentos de defesa, também foram aspectos citados pelo governador. Ricardo chamou a atenção ainda para o crescimento do percentual de inquéritos concluídos, de 7% para 55%.