O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), inaugurou duas novas estruturas das polícias Militar e Civil, que irão beneficiar as populações do Cariri e do Sertão. As entregas do Núcleo Integrado de Parari e da Delegacia Seccional de Sousa aconteceram na quinta e sexta-feira (25 e 26), quando também foram entregues viaturas e outros equipamentos.
Em Parari, o prédio novo, que vai abrigar as polícias de forma integrada, foi construído de acordo com o modelo implantado pelo Programa Paraíba Unida pela Paz, no qual civis e militares ocupam o mesmo local, a fim de melhor planejar e executar as ações de enfrentamento à violência como acontece nos Distritos Integrados de Segurança Pública (Disp), em João Pessoa. Na ocasião, viaturas foram entregues aos policiais da cidade e ainda dos municípios de São José dos Cordeiros e Camalaú.
A estrutura conta com acessibilidade, recepção, sala para delegado, cartório, almoxarifado, xadrezes, sala de identificação e interrogatório, banheiros adaptados e copa. Os policiais militares contam com duas salas para atendimento, além de alojamento.
O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, ressaltou que a nova estrutura vai proporcionar um melhor trabalho da instituição. “A presença de policiais civis e militares em um mesmo prédio dá mais robustez ao planejamento das ações na cidade, ao combate à violência. A viatura vai resultar em melhor atendimento e fazer com que a Polícia Militar esteja cada vez mais próxima da população, exercendo a filosofia do policiamento comunitário”, afirmou.
Em Sousa, a Delegacia Seccional abriga a sede administrativa da Polícia Civil na 19ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), além das 1ª e 2ª Delegacias Distritais. Há recepção, salas para delegados e cartórios, copa, almoxarifado, sala para reunião, área de atendimento à imprensa, xadrezes, alojamento, entre outros espaços. Durante a solenidade, a região ganhou ainda um rabecão que vai servir ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal.
Para o delegado geral de Polícia Civil, Carlos Alberto da Silva, a nova Delegacia Seccional de Sousa representa um melhor ambiente de trabalho para os policiais e ainda um espaço adequado para o atendimento aos cidadãos. “Essa estrutura faz parte da valorização da Polícia Civil, que inclui tanto reforma e construção de delegacias quanto investimentos em formação, com a entrega de uma Academia de Polícia que é considerada uma das mais modernas do Brasil”, disse.
“Só esta semana foram entregues cinco rabecões, três viaturas para a Polícia Militar, três para o Corpo de Bombeiros. Somos uma pasta que conta agora com um helicóptero, o primeiro das forças policiais do Estado. Ainda vamos inaugurar uma das Centrais de Polícia mais modernas do país, na Capital, e um Instituto de Polícia Científica em Campina Grande”, comentou o secretário da Segurança, Cláudio Lima, que ainda lembrou o recorde de apreensões de drogas e prisões efetuadas pelas Polícias.
O Núcleo Integrado de Policiamento de Parari funciona na Rua Tertuliano Aires de Queiroz, Centro, e a Seccional de Sousa está localizada na Rua Tiradentes, n.6, Alto da Capanema. O chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Tayrone, também participou da solenidade em Sousa.