O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), inicia nesta terça-feira (20) a Formação Continuada para o processo de implementação do Garantia-Safra 2024/2025, programa que garante renda mínima aos agricultores familiares que sofrem perdas nas lavouras por dificuldades climáticas, como a estiagem.
A iniciativa visa reunir gestores municipais, secretários municipais de agricultura, representantes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, membros do CMDRS e técnicos da Empaer que trabalham com o programa. A capacitação será realizada em cada um dos territórios rurais, começando pelo município de Bom Jesus, pertencente ao Território Rural do Alto Sertão.
O objetivo da Seafds é capacitar os participantes com informações essenciais para a obtenção de crédito rural, visando potencializar a produção agrícola dos agricultores familiares.
Sobre o programa – O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo federal, e ocorre em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e prefeituras municipais. O programa foi criado para assegurar condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de cidades sistematicamente sujeitas à perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.
Municípios com capacitações já confirmadas:
Bom Jesus – 20/agosto – Território Rural do Alto Sertão
São Francisco – 21/agosto – Território Rural do Vale do Piranhas
Jericó – 22/agosto – Território Rural Médio Piranhas
São Bentinho – 23/agosto – Território Rural do Vale do Maringá
São Mamede – 27/agosto – Território Rural do Médio Sertão
Piancó – 28/agosto – Território Rural do Vale do Piancó
Princesa Isabel – 29/agosto – Território Rural da Serra do Teixeira
Serra Branca – 30/agosto – Território Rural do Cariri