Uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Monteiro, está levando mais assistência aos participantes da tradicional festa junina da cidade, com a instalação de um posto de Pronto Atendimento no Parque de Eventos Dejinha. Com o objetivo de reduzir o fluxo nos hospitais, os atendimentos são feitos das 20h às 3h e seguem até o último dia da festa, em 26 de junho.
A unidade de saúde funciona semelhante a um pequeno hospital, equipada com medicamentos necessários para casos de urgência e emergência e conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O local também dispõe de uma ambulância de apoio do Programa Coração Paraibano, que também está de prontidão, com uma equipe a postos para remoção de pacientes em caso de necessidade de atendimento hospitalar, cardiológico ou que exijam maior complexidade.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a presença dos postos de Pronto Atendimento nos principais festejos juninos do estado reforça o compromisso com o bem-estar dos paraibanos. “Estamos presentes nas mais tradicionais festas juninas do interior da Paraíba para garantir aos participantes um São João tranquilo e com muita saúde. Em cada posto oferecemos serviços que são realizados, na maioria das vezes, no próprio local da festa, e isso acontece sem alterar o fluxo de atendimento nos hospitais”, pontuou.
Para a diretora-geral do Hospital Regional Santa Filomena, Adriana Rodrigues, a assistência realizada nos postos de Pronto Atendimento evita aglomerações na unidade. “Muitos casos atendidos na festa são de baixa e média complexidade, não sendo necessário o deslocamento para o hospital. Isso permite um fluxo de atendimento mais eficiente em todas as demandas que somos procurados,” destaca.
Os postos de Pronto Atendimento estão presentes no Parque do Povo, em Campina Grande; no Bananeiras Parque, na cidade de Bananeiras; no Terreiro do Forró, em Patos; no Parque de Eventos Dejinha, em Monteiro, e em Santa Luzia.