O Governo Federal recuou sobre Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe integrantes das Forças Armadas em cargos do Poder Executivo. Entretanto, será apresentada proposta proibindo que militares da ativa concorram a cargos eletivos.
O recuo e a proposta foram comunicadas durante entrevista coletiva dos ministros José Mucio Monteiro Filho e o de governo, Jacques Wagner.
Segundo a proposta que será apresentada pelo Senado, o militar que decidir concorrer as eleições não deverá pedir apenas uma licença, mas ir direto para a reserva.
“O que nós desejávamos e que a maioria das Forças Armadas concorda é quem quiser ser militar não pode disputar um cargo político e depois voltar para seus comandos. Estamos zelando pelas Forças Armadas e a classe política. Cada um fica no seu quadrado”, enfatizou Mussi.
Sobre o item em que o governo voltou atrás de proibir militares no Poder Executivo, Jaques Wagner disse que esse assunto deve ser debatido com os gestores do 26 estados o do Distrito Federal.