A Operação Carro-Pipa deve ser mantida até agosto de 2023. A informação foi divulgada por representantes do governo federal, durante reunião com o Ministério Público Federal (MPF) da Paraíba e da Bahia, bem como a Gerência Executiva de Proteção e Defesa Civil da Paraíba, realizada nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água.
A reunião teve como objetivo debater a continuidade do programa. De acordo com as informações dos representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Lei Orçamentária Anual (LOA) estabeleceu R$ 461 milhões para a Operação Carro-Pipa, o que garantiria a sua operação até setembro de 2023. No entanto, diante de emergências como as enchentes em São Paulo, esse valor foi remanejado, reduzindo a manutenção da operação para agosto de 2023.
A gerente executiva da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, informou que o órgão estadual está verificando quais os municípios inseridos no decreto e que estão colapsados. Segundo a gerente, na Paraíba existem dois decretos sobre essa questão, e existem oito municípios que estão sendo orientados a renovarem seus decretos nesse período. A orientação da Defesa Civil é que esses municípios também renovem seus próprios decretos diretamente com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.