O município de Tenório, no Seridó paraibano, é o 20º a sair do isolamento e se integrar ao mapa rodoviário do Estado. Nessa terça-feira (29), o governador Ricardo Coutinho inaugurou a rodovia PB-195, que liga a cidade de Tenório ao entroncamento da BR-230. São 10 km de extensão de estrada nova e sinalizada, facilitando a vida de quem mora ou visita o município.
O Governo do Estado investiu na obra R$ 5.624.206,69, contemplando uma população de 2.816 habitantes. O tráfego médio nesse trecho é de 134 veículos entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos, que vai aumentar com a nova estrada e a abertura de perspectiva da chegada do transporte regular.
O governador destacou que das 54 cidades isoladas, 32 estão com estradas em obras, uma está com a licitação concluída, que é Cacimba a Desterro, e a de Joca Claudino, que seria feita pelo Dnit, será executada pelo Governo do Estado. “Vamos ter, até 31 de dezembro, uma Paraíba toda integrada por asfalto, o que representa a perspectiva de um desenvolvimento diferenciado no comércio, na agricultura com a redução dos custos com frete e da indústria”, avaliou.
Ricardo Coutinho lembrou que o Governo do Estado inaugurou uma escola no município e está concluindo a reforma do açude de Posses, dentro do Pacto Social. “Repassamos os recursos para a prefeitura, que executou as obras que garantirá água por mais três anos. Estou feliz por estar pela terceira vez em Tenório, trazer uma obra tão importante como a estrada e saber que voltaremos para entregar o açude”.
Para o vice-governador Rômulo Gouveia, investir nos pequenos municípios é também fortalecer os grandes ao descentralizar ações e desafogar os grandes centros urbanos. “Essa é uma visão republicana de socializar as ações em municípios grandes, médios e pequenos em toda a Paraíba”, completou Rômulo.
O prefeito Evilázio Souto disse que o município de Tenório realiza um sonho de 30 anos e junto com a revitalização do açude e outras ações abre uma nova perspectiva de desenvolvimento e de oportunidades. Ele ressaltou que a construção da estrada gerou empregos e fortaleceu o setor mineral, já que quando chovia o município ficava ilhado e os minérios impossibilitados de circular. “Com o acesso e a água não temos dúvidas que vamos estimular a economia local e a exploração mineral que gera receitas para o município”, afirmou.
O deputado estadual Antônio Mineral lembrou que desde 2003 entrou com o primeiro requerimento na Assembleia Legislativa pedindo a estrada e somente agora, 11 anos depois, a estrada sai do papel e é uma realidade. “Lembro que em 2004, devido as chuvas, as pontes caíram e o município ficou isolado. Era uma angustia muito grande para a população, mas graças a Deus este tempo ficou para trás”.
A funcionária pública Zélia Sousa de Oliveira, moradora de Tenório, destacou que a estrada representa a liberdade para os tenorenses serem transportados para qualquer lugar com segurança e conforto. “Uma estrada como essa movimenta a economia da cidade, pois os produtos aqui comercializados vem de Patos ou Campina Grande e o frete encarecia os produtos”.
Título de Cidadania – O governador Ricardo Coutinho recebeu na noite dessa terça-feira (29) o título de cidadão Tenorense concedido pela Câmara Municipal. A propositura foi apresentada pelo vereador Galeguinho da Lagoa e aprovada por unanimidade pelo legislativo municipal em reconhecimento a obras como o acesso asfáltico, o açude de Posses, a construção de uma escola e a doação de ônibus escolar.
Em seu discurso, Ricardo disse que como mais novo cidadão tenorense se sente ainda mais comprometido com essa cidade que o adotou como filho. “Agradeço muito a esse reconhecimento ao trabalho de um governo que olha para toda as regiões da Paraíba”.
Também participaram da solenidade de inauguração os prefeitos de Olivedos, Gregório Souto; de Junco do Seridó, Branco Simões; de Quixaba, Júlio Cezar; de Taperoá, Jurandir Gouveia; de Salgadinho, Débora Cristina; de Areia de Baraúnas, Dequinha Mineral; de Curral de Cima, Nadir Fernandes; do vice-prefeito de Tenório, Jario Jerberton da Silva; do ex-prefeito de Tenório, Demilton Guedes; do superintendente do DER, Carlos Pereira; do ex-senador Efraim Morais; da secretária de Interiorização, deputada Gilma Germano, e do presidente da Famup, Buba Germano.