O Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional está discutindo com a Paraíba e estados beneficiados com a Transposição a gestão das águas que vem do Rio São Francisco.
Na Paraíba a discussão pela regulamentação e a utilização da água está sendo feita o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo e o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga e uso da água deve ser paga, conforme disse em entrevista, o deputado estadual Ricardo Barbosa, ex-coordenador do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado.
Ricardo Barobosa considerou que, diferente do que muitos acreditam, a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, não resolve em definitivo problema de abastecimento hídrico na Paraíba.
De acordo com Ricardo Barbosa, a água do São Francisco solucionará algum problema de abastecimento em cidades do Cariri e no Sertão, mas, de longe será de imediato uma solução para a falta de água em muitas regiões paraibana.
“As pessoas interpretam que a transposição vai resolver o problema de abastecimento. Isso não é verdadeiro. Vai ajudar onde a água chegar”, afirmou.
MaisPB