A 3ª Gerência Regional de Saúde (3ª GRS), sediada em Campina Grande, dará continuidade nesta segunda-feira (9), no município de Livramento, ao cronograma de visitas técnicas com medidas de enfrentamento à tríplice epidemia (dengue, zika e chikungunya). Este será o 17º município contemplado neste ano e em maio o cronograma prevê ainda visitas técnicas em Boqueirão (dia 16), Gurjão (23) e Soledade (30).
As visitas técnicas são realizadas todas as segundas-feiras e consistem, no horário da manhã, com reuniões entre técnicos da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, bombeiros militares e os profissionais dos municípios para repassar informações teóricas sobre o enfrentamento à tríplice epidemia.
Entre as atividades realizadas nas visitas técnicas estão incluídos ainda os ciclos de discussão, visitas domiciliares de orientação à população, inspeção e tratamento dos depósitos, com a destruição dos focos encontrados e informações sobre a importância da notificação.
O cronograma de visitas técnicas teve início ainda no primeiro semestre de 2015, bem antes dos surgimentos de casos de microcefalia associados ao zika vírus, que é transmitido pelo Aedes aegypti.
No mês de janeiro deste ano, receberam as visitas os municípios de Taperoá, Alagoa Nova, Aroeiras, Fagundes e Puxinanã; em fevereiro, Arara, Umbuzeiro e Massaranduba; em março, Lagoa Seca, Boa Vista, Juazeirinho e Queimadas; e no mês passado, Pocinhos, Esperança, Remígio e Barra de Santana.
O cronograma vai incluir todos os 42 municípios da área de atuação da 3ª Gerência Regional de Saúde e os que apresentarem maiores índices de infestação poderão, a exemplo do que aconteceu no ano passado, receber mais de uma visita, também em outros dias da semana, explicou a gerente da 3º GRS, Tatiana Medeiros. Alagoa Nova e Cabaceiras receberam três visitas técnicas.
Em dezembro do ano passado, militares 31º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz) e Corpo de Bombeiros foram capacitados por técnicos da 3ª GRS. No caso do Exército Brasileiro, a unidade militar reforçou com 60 homens as ações em Campina Grande, que tiveram início com a participação deles em janeiro deste ano.
De cada visita é gerado um relatório elaborado pelos técnicos da 3ª GRS com as ações realizadas, as fragilidades e as sugestões para cada município.