A Lenda dos Cavaleiros da Água é um curta metragem de 15 minutos, inspirado no cordel de mesmo nome, de Samuel de Monteiro. Escrito e dirigido por Helen Quintans, conta a história de Margarida e sua mãe Violeta, sertanejas que vivem em um sítio assolado pela seca e que recebem a visita dos Cavaleiros da Água, seres místicos que caçam nuvens e trazem a tão esperada chuva. Veja fotos no slide acima.
O filme, que mistura drama e fantasia, terá classificação indicativa livre e falará sobre a desolação causada pela seca no ambiente rural, e também sobre a fé, a esperança e o amor do jovem cavaleiro por Margarida, capaz de superar todas as adversidades e tornar seu mundo novamente colorido.
Em A Lenda dos Cavaleiros da Água, o cariri paraibano serve como pano de fundo para uma história encantada e é suporte visual para a poética da narrativa, que mescla texto em prosa e sextilhas. É um projeto que visa valorizar, preservar e transmitir a cultura popular nordestina às futuras gerações, garantir que essas manifestações culturais sejam apreciadas e mantidas vivas e incentivar o turismo ecológico e cultural da região.
As gravações ocorrem na cidade de Monteiro- PB e tem no elenco os experientes Buda Lira, Clovys Torres e Violeta Nagai e dois atores monteirenses, a atriz Pétala Luana e Reynaldo Soares.
A equipe conta com profissionais de Campinas/SP e com o suporte de Asley Ravel, fotógrafo e cineasta da cidade de Monteiro.
Sobre a diretora:
Helen Quintans é cineasta e atua em várias áreas no audiovisual. Seus trabalhos circulam em vários festivais nacionais e internacionais. Seu último trabalho como diretora, o curta “A Última Transmissão”, foi selecionado para os festivais Cine Ibiapina – CE, Cine Carpina – PB e Visões Periféricas RJ. Dirigiu o documentário “O Entalhe do Sertão – A Arte de J.Borges”, que circulou em diversos festivais nacionais, MIS-SP e Sesc. Atualmente, está produzindo o documentário “Os Frutos do Mandacaru”, que investiga os pilares da arte e cultura nordestinas passadas de geração a geração.
Como diretora de fotografia e arte, recebeu prêmios no Festival Caruaru – PB, Curta Caicó – RN e MorceGO Vermelho – GO pelo curta “Antônia”, que está disponível na plataforma Itaú Cultural Play, Box Brazil Play, canal Prime Box Brazil e Claro TV.
O projeto “A Lenda dos Cavaleiros da Água” foi contemplado pelo edital Proac 36/2022 -Produção de Curtas Metragens.