Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (16). A paralisação é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB) e busca melhores condições salariais e de trabalho. De acordo com a categoria, a greve afeta tanto os serviços presenciais nas agências quanto os realizados de forma remota.
A paralisação acontece após algumas rodadas de negociações entre os sindicatos e o governo federal, que não chegaram a um acordo. Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial para compensar as perdas acumuladas ao longo dos anos, melhorias nas condições de trabalho e na estrutura de carreira dos servidores.
Segundo o SindsprevPB, para esta terça (16), está prevista uma mobilização a partir das 8h em frente à Gerência Executiva do INSS em João Pessoa.
Qual o impacto?
A greve pode comprometer serviços essenciais, como análise e concessão de benefícios, aposentadorias, pensões, salário-maternidade, auxílio-reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional e atendimento presencial (exceto perícia médica).