A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Gurjão desenvolve trabalho contínuo no atendimento aos produtores rurais do município com o Programa de Sanidade Animal. O programa é realizado com recursos próprios e visa o desenvolvimento de atividades para prevenção de doenças nos rebanhos bovino, caprino e ovino. Dentre as atividades do Programa de Sanidade Animal estão as campanhas de vacinação contra febre aftosa, que recebem total apoio da administração municipal com divulgação e disponibilidade de funcionário habilitado para realizar a vacinação nas propriedades de produtores com até 30 animais. Um aumento considerável no número de atendimentos já que em outras gestões a vacina era aplicada em um número máximo de 10 doses por criador.
Juntamente com a primeira dose da vacinação contra aftosa, realizada anualmente no mês de maio, a Prefeitura realiza também a vacinação contra raiva no rebanho bovino com distribuição de vacina e aplicação através de vacinadores. A administração Amor de Cidade também distribui e aplica vacinas contra a brucelose em todas as bezerras do município. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Orlando Júnior, essa é uma grande ação por parte da Prefeitura e coloca em destaque o município quanto à preocupação com a qualidade do rebanho, “O Prefeito Ronaldo deu ordem logo no início de sua gestão para que os rebanhos de Gurjão recebessem essas vacinas para garantir a qualidade de nossos animais, também acredito ser a única administração no estado que realiza a vacinação de todas as bezerras de três a oito meses com relação à brucelose”, explicou o secretário. A vacinação contra brucelose vem sendo realizada desde 2014 e este ano foram vacinadas aproximadamente 300 bezerras.
Outro fator de destaque na sanidade animal em Gurjão é a disponibilidade de um funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Rural habilitado para realizar alguns procedimentos nas propriedades a partir de solicitação de atendimento por criadores e o Programa de Inseminação Artificial para Bovinos em parceria com os próprios criadores, o que tem contribuído para o melhoramento genético do rebanho.