Em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurjão, o PROCASE (Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú) realizou seis reuniões preparatórias e visitas de campo no município, etapas importantes para a implantação do projeto nas comunidades rurais de Gurjão. Através do Procase serão construídas unidades produtivas nas comunidades selecionadas com barragens subterrâneas, poços artesianos e ainda será implantado um campo de palma resistente a cochonilha do carmim com instalação de kit de irrigação através de energia solar e a disposição de uma caixa d’água de 5 mil litros e, em cada barragem, um poço amazonas.
As reuniões foram organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do município a pedido da equipe do Procase. A Secretaria organizou as reuniões e conduziu a equipe do Procase para que esta explicasse a metodologia do Projeto às famílias que participarão dos grupos de produção das unidades produtivas. As comunidades Riacho Salgado, Riacho do Rei, Santa Rita, Angicos, Cipriano e Latada foram indicadas pela Prefeitura para implantação das barragens subterrâneas. Após uma reunião coletiva de representantes das comunidades onde serão implantados os poços artesianos com a equipe do Procase, foram realizadas reuniões preparatórias nas comunidades de Caatinga, Morões, Estreito e Riacho da Cobra por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural atendendo solicitação do PROCASE.
O Prefeito Ronaldo Queiroz tem levado a Prefeitura Municipal de Gurjão através de todas as suas secretarias a manter parcerias que tragam desenvolvimento ao município. Com relação ao PROCASE, o prefeito tem buscando manter uma parceria respeitosa conhecendo o bom trabalho que este projeto tem realizado junto às comunidades rurais. Em Gurjão, mais dois projetos produtivos estão em andamento, um com a Associação dos Caprinocultores de Gurjão e um outro através da Associação das Artesãs em Tapeçaria do Município.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Orlando Júnior, que tem acompanhado o Projeto nas reuniões com as famílias nas propriedades, o PROCASE dará uma contribuição significativa no desenvolvimento rural das comunidades atendidas. “Será com certeza um divisor de águas nas comunidades que serão beneficiadas pelo Projeto, desde que as comunidades compreendam a metodologia do mesmo, levando-se em consideração a coletividade das atividades e a organização do grupo envolvido com o Projeto”, explicou o secretário.