A cidade de Gurjão recebeu o Carro Fumacê, uma medida para conter os mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Durante a tarde da última segunda-feira (18) o veículo percorreu todas as ruas da cidade matando os mosquitos vivos naquele momento. A vinda do carro fumacê foi bastante aguardada pela população que via na sua vinda uma ação eficaz no combate ao mosquito e consequentemente na diminuição dos casos das doenças na cidade.
A secretária de Saúde do município, Bruna Moura comentou a ação lembrando a população que “que o carro fumacê é a parte mais visível do programa de controle a Dengue, porém o menos efetivo. Por só atingir os mosquitos que por ventura estiverem voando no momento da aplicação, o combate efetivo é acabar com os CRIADORES que é o que os agentes de endemias vem fazendo nos domicílios”, explicou. A secretária ainda conclamou a todos para não baixarem a guarda e continuar na luta contra a aparição do mosquito, “Vocês continuem sendo vigilantes de suas residências”, concluiu.
A satisfação nas pessoas em verem ações concretas levou a vários comentários nas redes sociais parabenizando a Prefeitura e a equipe de saúde pela iniciativa. Um desses comentários foi a de Francinete Silva que demonstrou o alívio sentido por todos, “Que bom! Isso é muito eficaz. Agora estaremos mais tranquilos”, disse ela. Essa sensação também foi externada por Lucineide Benjamim que se pronunciou: “ótimo trabalho vc ta fazendo na nossa cidade Bruna Moura nos gurjaoense so temos lhe agradecer”.
Tanta repercussão positiva levou a um impasse gerado por alguns oposicionistas ao governo municipal, argumentando que a ação teria sido fruto de seus esforços. A secretária Bruna respondeu mostrando os passos seguidos para se conseguir o carro fumacê para o município. “Primeiramente eu fiz um ofício solicitando o carro fumacê na 3ª Região de Campina Grande e foi encaminhado para a Secretaria de Saúde do Estado através do responsável pela Vigilância Ambiental, Dr. Geraldo”, esclareceu a secretária. Sobre a data da solicitação, Bruna Moura informou que o ofício foi enviado ainda no mês de março. “O ofício foi enviado no dia 3 de março relatando que a gente tava tendo várias casas ocasionadas pelo mosquito Aedes aegypti como a dengue, chikungunya e zika. Daí o ofício chegou às mãos do Dr. Geraldo e Neto, seu companheiro de trabalho na saúde ambiental e fui a João Pessoa, à Secretaria de Saúde onde tivemos uma conversa sobre a vinda do carro fumacê”, continuou.
De acordo ainda com a secretária, um processo precisou ser seguido para que o carro viesse ao município e tivesse um trabalho com resultados efetivos e isso culminou na data desta segunda.