Um idoso de 75 anos foi detido e multado acusado de maltratar animais, na zona rural do município de Boa Vista, no Cariri paraibano.
A denúncia anônima foi feita por um morador da região e ao chegar ao local onde residia o homem, a Polícia Ambiental constatou a presença de animais desnutridos e carcaças de outros animais.
Segundo a Polícia Ambiental, o suspeito, que foi multado no valor de R$ 20 mil, mantinha nove cavalos em condições insalubres, sem o fornecimento de itens básicos, a exemplo de alimentação e água.
Sete animais foram resgatados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, onde já recebem os devidos cuidados. Ainda esta semana a Polícia Rodoviária Federal (PRF) retornará ao local para resgatar os outros dois animais.
Na propriedade ainda se encontrava um cachorro, nas mesmas condições dos cavalos, ou seja, sem alimentação e água.
“Ele era bastante negligente e insensível em relação aos animais, ele deixava morrer de fome e sede. Encontramos carcaças de animais mortos, outros cavalos muito magros, e um cachorrinho amarrado ao sol sem água”, afirmou a major Luciana Firme, comandante da 2ª Cia da Polícia Ambiental da Paraíba.
Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses, Aretusa Nascimento, o órgão atua em parceria com a PRF e que os cuidados já estão sendo fornecidos aos animais.
“Os animais serão tratados e recuperados aqui no Centro de Zoonoses”, explicou.
Após os tratamentos necessários, tanto os cavalos, quando o cachorro serão disponibilizados para adoção.