O Hospital e Maternidade e Alice de Almeida acaba de adquirir novos equipamentos para a unidade, através de parceria firmada com o Governo do Estado da Paraíba. Foram adquiridos 10 leitos hospitalares pediátricos, poltronas reclináveis para coleta de sangue, mesa de exame, cadeiras, camas hospitalares, microscópio e aparelho aglutinoscópio.
Há algum tempo o governo municipal vem estruturando a casa de saúde buscando fazer parcerias com outros entes para melhorar o atendimento do local. De acordo com a diretora do Hospital Alice de Almeida, Ana Paula Simões, com o Governo do Estado, o município deu grandes avanços nos serviços da unidade. Hoje o local dispõe de uma melhor infraestrutura necessária para atender os pacientes não só de Sumé, mas também de outras cidades do Cariri Paraibano.
Em 2014, o Alice de Almeida realizou 33.238 procedimentos no ano, uma média de 2.769 atendimentos/mês e um total de 1.726 internações. Em 2015, a procura pelos serviços do Hospital de Sumé também não é diferente. Até o mês de julho, já foram registrados 21.110 procedimentos, dando uma média de 3.015 atendimento ambulatorial/mês.
O grande número de atendimentos e cirurgias no hospital é um grande desafio de manter a unidade com os recursos existentes, do município e do Funcep, este através do Governo do Estado. As despesas levam em conta a manutenção com alimentação, medicamentos, folha de pagamento dos funcionários e outros serviços.
“Nossa administração procura poder oferecer o melhor atendimento e o mais humanizado possível. Hoje, o hospital possui serviços que antes não tinha. Os munícipes tinham que se deslocar até outros centros em busca de atendimento que agora o hospital de Sumé oferece”, enfatizou Antônio Carlos, secretário de Saúde de Sumé.
Com os mais recentes equipamentos, o Alice de Almeida tem agora uma sala de parto totalmente equipada e também uma sala de pré-parto que possa acolher e preparar as mulheres para o parto normal ou cesariano, além de incubadora
Além da Maternidade, o Hospital Alice de Almeida conta com uma equipe multidisciplinar e é referência para outros municípios em alguns procedimentos cirúrgicos, a exemplo da cirurgia Wertheim-Meigs, uma histerectomia total, procedimento de grande porte oferecido principalmente nos grandes centros urbanos e que deve ser utilizada por ginecologista com treino em oncologia.
A Unidade de Saúde de Sumé também realiza cirurgias de vasectomia, hérnia, vesícula, histerectomia, tratamento cirúrgico de hidrocele, hernioplastia umbilical, laqueadura tubaria e muitos outras.