Hospital Distrital de Taperoá realiza mais de 250 cirurgias pelo programa Opera Paraíba

O Hospital Distrital de Taperoá realiza, até o próximo domingo (21), um total de 255 cirurgias pelo Opera Paraíba, programa do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento. A ação teve início na última quarta-feira (17) com as cirurgias oftalmológicas, e até esta sexta-feira (19) foram realizados 165 procedimentos, sendo 120 de catarata e 45 de pterígio. O programa segue por mais três dias com cirurgia geral, contemplando 90 procedimentos entre cirurgias de colecistectomia (vesícula), hérnias e cirurgias ginecológicas.

Mais de 15 municípios estão sendo beneficiados com essa ação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com o diretor-geral, Levi Firmino, a descentralização do serviço de média e alta complexidade vem revolucionando a saúde dos paraibanos, trazendo procedimentos complexos para mais perto da população. “Mais uma vez nós queremos agradecer a oportunidade que nos é confiada, através do secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, agradecer ao governador João Azevêdo por criar um programa que tem beneficiado e mudado a vida dos paraibanos, e aos pacientes por acreditarem na força da saúde e, principalmente, na interiorização, já que não precisam mais se locomover por grandes distâncias para serem atendidos”, explicou.

Esse é o caso da dona de casa Geisa Carla Rosendo, de 46 anos, moradora do município de Soledade, que tem deficiência visual com baixa visão e, devido à retinose pigmentar, obteve catarata. “Em 2019, apareceu a catarata e evoluiu a ponto de precisar da cirurgia, então, procurei a Secretaria de Saúde de Soledade, foi colocado meu nome no sistema e fui encaminhada aqui para o hospital de Taperoá. O Opera Paraíba é um programa muito bom porque muita gente não tem meios financeiros para pagar uma cirurgia, principalmente para população de baixa renda. É um programa que ajuda muita gente e acredito que vai ajudar ainda mais”, frisou.

A agricultora Ariane Batista de Lima, de 26 anos, moradora do sítio São Gonçalo, no município de Cacimbas, conta que descobriu a inflamação na vesícula enquanto estava grávida da segunda filha. “Eu estava com três meses de gravidez e precisei esperar até agora que minha filha completou um ano. Sentia muita dor, não aguentava mais trabalhar nem fazer os serviços de casa. Agora, com a cirurgia, vou me recuperar logo e poder cuidar melhor das minhas filhas”.

O programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado em 2019, está presente em todas as regiões do Estado facilitando o acesso da população à realização de cirurgias eletivas. São ao todo 14 especialidades disponíveis para mais de 80 procedimentos de média e alta complexidade. Desde sua implantação, foram realizadas mais de 100 mil cirurgias em diversas cidades. Todos os pacientes são cadastrados via secretarias municipais de Saúde, nas cidades em que residem. A população também pode se cadastrar diretamente pelo site: operaparaiba.pb.gov.br, basta inserir os exames e encaminhamentos necessários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar