O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está entregando aparelhos de ultrassom para sete hospitais da rede estadual, possibilitando a ampliação do atendimento nos municípios de Pombal, Monteiro, Queimadas, Guarabira, Itaporanga, Picuí, Catolé do Rocha e regiões circunvizinhas.
A tecnologia do aparelho de ultrassom permite o diagnóstico por imagem de forma segura e não invasiva em pacientes adulto, pediátrico e neonatal, para o diagnóstico de agravos em diversas áreas da medicina.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, esta ação reflete o fortalecimento da regionalização da saúde na Paraíba.
“O aporte de aparelho de ultrassom para estas cidades permitirá uma agilidade no diagnóstico não só das doenças abdominais como as ginecológicas, tornando essas urgências de diagnóstico mais rápido, com tratamento mais eficiente, evitando complicações e salvando vidas. Este investimento é um benefício incalculável para estas regiões, que há tempos necessitavam de um equipamento de última geração”, enfatizou o secretário.
O tipo de aparelho em questão será destinado para diagnósticos ginecológicos, obstétricos, vasculares, cardiológicos, abdominais, de pequenas partes (mama, tireóide, testículos, etc), abdominais, urológicas e musculoesqueléticas com base de rodízios.
Para a diretora do Hospital Regional de Catolé do Rocha, Thais Medeiros, muitas pessoas só têm acesso a este tipo de exame por meio do serviço público.
“Para nós do Hospital de Catolé do Rocha, o equipamento chega num excelente momento, especialmente porque damos suporte a cerca de dez municípios vizinhos, o que corresponde a uma média de 110 mil pacientes atendidos por ano”, pontuou
Os aparelhos de ultrassom são distribuídos em sete hospitais do Estado: Hospital Regional de Pombal; Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro; Hospital Geral de Queimadas; Hospital Regional de Guarabira; Hospital Distrital Dr. José Gomes da Silva, em Itaporanga; Hospital Regional de Picuí; Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha. Cada aparelho custa R$ 127 mil e a aquisição foi feita com recursos oriundos de emenda da bancada paraibana.