O Hospital Regional Santa Filomena recebeu nesta quinta-feira, 26, um aparelho gasômetro, cedido pela Prefeitura de Monteiro para otimizar o tratamento dos pacientes internos acometidos de Covid.
Com o exame de gasometria é possível avaliar se as trocas de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões estão normais, se há um desequilíbrio entre esses gases no sangue e outros parâmetros anormais. Os resultados podem indicar distúrbios respiratórios que vão determinar se o paciente tem ou não necessidade de suplementação de oxigênio.
O gasômetro reduz o espaço de tempo entre a coleta, análise laboratorial e divulgação do resultado do exame, o que é um diferencial, pois os dados dão mais segurança às intervenções beira leito para o tratamento dos pacientes de Covid com comprometimento respiratório.
O aparelho é um dos mais modernos e eficientes e faz análises rápidas de múltiplos parâmetros para resultados vitais, que os médicos precisam para tomar decisões em situações críticas.
“Com o uso do gasômetro no Hospital Santa Filomena, teremos mais eficiência na regulação (transferências para hospital de maior porte), uma vez que poderemos tratar alguns pacientes aqui mesmo e, em outros casos, já encaminhamos para o sistema de transferência hospitalar com informações mais precisas”, informa a prefeita Anna Lorena.