Presidente estadual do Republicanos na Paraíba, o deputado federal Hugo Motta está sendo cotado para assumir o Ministério da Cidadania, posto que atualmente é ocupado pelo ´coringa´ do governo Bolsonaro, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que, deve ser remanejado para a Secretaria-Geral da Presidência da República. A troca está prevista para ocorrer após o feriado de Carnaval.
A pasta é responsável por gerir o Bolsa Família, e coordenava o auxílio emergencial – benefício idealizado para amparar atingidos pelos efeitos da pandemia do coronavírus e que pode ser retomado nas próximas semanas. A princípio, o órgão terá um orçamento de R$ 104,2 bilhões em 2021, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) em análise pelo Legislativo.
Motta foi alçado a líder do partido na Câmara Federal e, de acordo com as movimentações de bastidores, poderá passar pouco tempo no cargo. Ele é tido como ´fiel escudeiro´ do novo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e poderá ter o aval do líder para assumir a função ministerial.
Caso a movimentação se concretize, quem assume a vaga de Motta na Câmara Federal será a suplente Ana Cláudia Vital do Rêgo, do Podemos, que obteve quase 50 mil votos nas últimas eleições estaduais e é a primeira na linha sucessória da coligação A Força do Trabalho I.