A escolha do novo presidente do PT na Paraíba terminou da mesma forma como iniciou, neste sábado (6), em João Pessoa: em impasse. O Diretório Estadual anunciou no início da tarde que o atual secretário de Organização, Jackson Macêdo, foi eleito presidente através da escolha dos 124 delegados presentes no Congresso Estadual. Já em sua página numa rede social, o deputado estadual Anísio Maia se declara o eleito.
Desde o início, o evento registrou o embate dos dois grupos que pleiteavam a liderança do partido no estado. De acordo com o atual presidente, Charliton Machado, no estado o partido possui 240 delegados que foram eleitos no Processo de Eleições Diretas (PED) ocorrido no último dia 9 de abril. Ele, que apoiou Jackson Macedo para novo presidente, afirma que o grupo composto por cinco forças do partido, tem cerca de 10 delegados a mais do que ala que vai lançou uma candidatura de oposição. A ala – ‘Muda PT’ – composta por políticos como o deputado federal Luiz Couto e os deputados estaduais Frei Anastácio e Anísio Maia.
Questionado sobre como deverá ser o seu mandato como presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, disse que iria trabalhar na construção da unidade partidária. “Preparar o partido para as eleições de 2018, reeleger os nossos deputados, eleger o primeiro senador do PT da Paraíba. Queremos também atuar na criação de um palanque progressista para as eleições para governador no Estado, além de visitarmos os municípios para fortalecermos os nossos diretórios, as comissões provisórias e prepara nossa base para os próximos enfrentamentos”.
Para o atual presidente estadual do PT da Paraíba, Professor Charliton, foi muito importante a eleição de Jackson Macêdo, que segundo ele, é um companheiro que tem um compromisso histórico com o partido. “O PT hoje deu uma demonstração de renovação, não só na figura do companheiro Jackson, mas também de todos os dirigentes, que possuem um compromisso muito grande e o desafio que será instigar na militância o sentimento de luta e participação e de mobilização, pois temos a tarefa de eleger o presidente da república em 2018”.
Na eleição que nomeou Jackson vencedor, os delegados escolheram os membros do novo Diretório Estadual e delegados da Paraíba que irão para o Congresso Nacional em junho. O evento também contou com outros momentos, entre eles, aprovação de uma tese guia que trata sobre as diretrizes do partido, debate sobre as eleições de 2018, sobre a organização partidária, aprovação de resoluções e moções.
Além das delegadas, delegados e dirigentes estaduais, o Congresso Estadual do PT da Paraíba participaram dirigente nacional Rodrigo Soares, o prefeito de Picuí Olivânio Remígio, o vereador de João Pessoa Marcos Henriques, a presidenta municipal do PT de João Pessoa Aparecida Diniz, o presidente da CUT/Paraíba Paulo Marcelo, a presidenta municipal eleita do PT de João Pessoa Luzenira Linhares e o presidente municipal eleito de Campina Grande Márcio Canielo e vários vereadores e membros dos diretórios municipais e comissões provisórias de todo o estado.