A importação de medicamentos à base de cannabis sativa, nome científico da planta conhecida por maconha, cresceu 128% entre 2022 e 2023 na Paraíba. É o que revela um levantamento da Agência Tatu com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre importação de medicamentos à base da planta.
Segundo a Anvisa, o aumento na importação dos medicamentos para o Estado segue o que vem ocorrendo no país com números crescentes em todos os estados. No país, tem sido registrado um crescimento anual de mais de 100% de produtos derivados da cannabis sativa.
O levantamento da Agência Tatu aponta que em 2022 foram 465 importações. Já em 2023 são 505.
Lembrando que a Paraíba é o único estado do Brasil onde uma instituição tem autorização judicial para cultivar a maconha e produzir produtos medicinais à base da planta.
Enquanto não há uma regra geral sobre o uso da cannabis medicinal, diversos estados do país estão aprovando leis que versam sobre o assunto, seja para regulamentar o uso terapêutico, seja para incentivar pesquisas científicas com a planta, ou até sobre a distribuição na rede pública de saúde.