A edição deste ano prestará tributo ao compositor José Marcolino (1930-1987), mas terá uma novidade, que é uma homenagem, também, a um artista em vida, ainda não revelado.
Os interessados em concorrer podem inscrever suas composições, de maneira virtual, até o dia 6 de março, pelo formulário no endereço eletrônico do Festival (radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica).
As eliminatórias ocorrerão no município de Sumé, em 31 de maio e 1º de junho, e a etapa final no dia 8 de junho, na cidade de João Pessoa.
A premiação aos participantes da final será a seguinte:
• 1º lugar – R$ 10 mil
• 2º lugar – R$ 7 mil
• 3º lugar – R$ 5 mil
• Melhor Intérprete – R$ 3 mil
• Escolhido pelo Júri Popular – R$ 5 mil
Serão 30 selecionados para a fase eliminatória e 14 para a finalíssima. Todo o trabalho de escolha dos classificados é feito por jurados independentes, de outros estados e especialistas em música.
De acordo com o edital do Festival de Música da Paraíba, além do formulário preenchido, constando o número da conta corrente do participante, é necessário que todos os compositores sejam paraibanos ou comprovar residência há, no mínimo, 2 anos no estado da Paraíba, devendo anexar:
• Comprovante de residência de dois anos atrás e outro atualizado, até três meses imediatamente à data atual (PDF);
• Gravação devidamente identificada com o nome da música (MP3) e a letra da música (PDF);
• Declaração de música autoral e, no caso de parceria, anexar a declaração conjunta de todos os compositores (PDF);
• Ter idade acima de 18 anos;
• Inscrever música autoral inédita, já que o objetivo do evento é revelar e valorizar o artista autoral.
No momento da inscrição, o candidato deve declarar e responsabilizar-se pelo caráter inédito da obra, seja em relação à letra, seja em relação à música e apresentar uma única música por artista inscrito. No caso de mais de uma música inscrita pelo mesmo proponente, será validada a última inscrição.
A curadoria será feita de 7 de março a 7 de abril e a divulgação no dia seguinte, dia 8 de abril, pelo site oficial do projeto.
O candidato selecionado deverá enviar, em até 48h corridas, a partir dessa divulgação, através do e-mail: [email protected], sob pena da música ser automaticamente desclassificada e substituída pela primeira classificada das 10 suplentes, os seguintes itens:
• Confirmação de participação de intérpretes e/ou instrumentista (se for o caso)
• Minibiografia e foto em alta resolução
A transmissão será pela Rádio Tabajara e suas plataformas digitais (YouTube, Instagram e Facebook), além do canal do YouTube da Funesc.
A ordem das apresentações nas eliminatórias será definida em sorteio a ser realizado no dia 11 de abril, às 14h30, durante a transmissão do programa Tabajara em Revista. Já a ordem das músicas concorrentes na final será feita mediante sorteio em 3 de junho, às 14h30, ao longo da transmissão do Tabajara em Revista.
O evento é uma realização do Governo da Paraíba, envolvendo a Empresa Paraibana de Comunicação, Fundação Espaço Cultural da Paraíba e Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, este ano, com apoio da Prefeitura de Sumé/Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. “