O inquérito sorológico que irá avaliar a possibilidade de retorno às aulas presencias nas escolas paraibanas começa a ser feito a partir desta terça-feira (3), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na primeira semana devem ser testadas 50 pessoas nos bairros do Catolé e José Pinheiro.
Os resultados devem ser divulgados após dois meses. Segundo a secretaria, o “Programa Continuar Cuidando”, é uma das estratégias de combate a Covid -19 vai realizar um inquérito sorológico em todo o estado para conhecer qual a situação da pandemia na Paraíba.
De acordo com a Secretaria de Saúde, serão 9.600 pessoas testadas em 130 municípios. O processo deve durar 60 dias e só após os resultados que será tomada alguma decisão.
O inquérito serve para analisar o grau de infecção existente na Paraíba e avaliar se existem mesmo as condições necessárias para a retomada das aulas durante pandemia de coronavírus. “A pesquisa é pioneira no país e vai abordar além das questões de saúde qual o entendimento da população para retomada das aulas presenciais, por exemplo”, diz trecho da nota.
Atualmente, decretos municipais – contrários à opinião do governo estadual – autorizam aulas presenciais do ensino médio e superior em João Pessoa e do ensino infantil em Campina Grande.