O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou à Paraíba na manhã desta quinta-feira (21) para a inauguração da obra do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em São José de Piranhas, no Sertão paraibano. O trecho apresenta oito quilômetros de extensão.
Esta é a terceira visita oficial do presidente ao estado desde que foi eleito, sendo a primeira em novembro de 2019, além de uma passagem por Campina Grande em 2021.
O presidente desembarcou em Juazeiro do Norte, no Ceará, de onde saiu em um helicóptero para São José de Piranhas. Ministros acompanham o presidente na agenda, entre eles o da Saúde, Marcelo Queiroga, e o do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Antes de subir ao palanque do evento , o presidente circulou sem máscara entre os apoiadores, desrespeitando as regras estaduais que obrigam o uso.
Depois da agenda na Paraíba, Bolsonaro segue para Sertânia, em Pernambuco.
No Sertão paraibano o presidente entregará os 8 quilômetros de canal do Eixo Norte, entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras. O investimento, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, é de R$ 49,7 milhões. A Transposição do São Francisco foi iniciada na gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Jair Bolsonaro cumpre desde a última segunda-feira (18) a Jornada das Águas, com ações para levar água às regiões mais secas, passando por nove estados da região Nordeste onde o Ministério do Desenvolvimento Regional fará anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, além de apoio ao setor produtivo e aos municípios.
Essa imprensa carniça enfatiza a presença do presidente sem máscara, ao invés de destacar a importância da obra hídrica.