O governador João Azevêdo abriu, na tarde desta quarta-feira (12), na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. Ao lado da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, o chefe do Executivo estadual percorreu todos os estandes e ressaltou a importância do evento como oportunidade de geração de renda. Desta quarta-feira até o próximo dia 6 de fevereiro, a expectativa é que passe pelo Salão um público estimado em 100 mil pessoas, gerando um volume de negócios em torno de R$ 1 milhão.
Nesta edição, o tema do Salão é “Toda Arte que Vem do Mar”, em homenagem às artesãs dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa que trabalham com matérias-primas do ambiente-marinho, a exemplo de escamas de peixe e conchas de marisco. O evento, tradicionalmente realizado duas vezes ao ano – em janeiro, em João Pessoa; e, em Campina Grande, no mês de junho – já faz parte do calendário de eventos do Estado, sendo uma grande oportunidade de reunir a família e amigos, pois, além das peças artesanais, verdadeiras obras de arte, conta com o melhor da gastronomia e com diversas atrações culturais.
A abertura do evento foi prestigiada pelo prefeito Cícero Lucena e primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, vice-prefeito Leo Bezerra, pelos deputados estaduais Wilson Filho – que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) – Eduardo Carneiro e João Gonçalves, assim como pelos deputados federais Julian Lemos e Wilson Santiago, além de prefeitos de vários municípios paraibanos e pela população.
João Azevêdo elogiou a qualidade do artesanato paraibano e destacou a importância do segmento na economia do Estado. “O nosso artesanato é um dos mais belos do Brasil e temos que realizar eventos para promover esse segmento ainda mais. Neste caso retomando o Salão presencial agora, mas desde 2019 que a gente vem realizando eventos importantes: o Salão de Campina Grande, foi o Salão aqui neste local, em 2020, e agora retomamos em 2022. Espero que esta seja uma grande oportunidade não apenas de divulgação, mas também de negócios, para que o artesão possa ter renda, possa ter melhoria na sua condição de vida”, disse.
Já a presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, afirmou que o momento é de celebração. “Essa pandemia deixou a vida do artesão, da artesã, muito difícil, mesmo com o apoio dado pelo Governo do Estado. E essa retomada significa novas possibilidades, uma superação para esses guerreiros e guerreiras. Desejo a eles muito boa sorte”, comentou.
Por sua vez, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enalteceu a parceria com o Governo do Estado na realização do Salão e destacou a importância do evento como um intercâmbio para os artesãos de João Pessoa. “A minha fala é no sentido de dar o meu testemunho e agradecer a oportunidade que a cidade de João Pessoa está tendo, não apenas de sediar este grande evento, mas por participar também a convite de Ana Maria Lins, do senhor. Eu tenho certeza de que essa oportunidade é a demonstração de quem tem a correta visão de suas atribuições”, completou, lembrando as ações adotadas em conjunto com o Estado para conter a pandemia e, assim, retomar as atividades presenciais.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que o Salão presencial oferece aos artesãos um grande momento, o contato com o público. “Essa retomada é muito importante. O próprio artesão estava sedento pelo feedback do cliente, olhando in loco uma peça, pedindo uma opinião. É um momento muito esperado e que agora se torna realidade. Agradecer ao governador João Azevêdo o estímulo e o envolvimento pessoal, à presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, aos nossos parceiros e aos nossos artesãos e artesãs”, disse.
O deputado estadual Wilson Filho, representando a ALPB, falou da satisfação com o momento. “É um dia importante para o artesanato e para a cultura paraibana. Quero, em nome da Assembleia, incentivar. Agradecer ao governador João Azevêdo, aos que construíram esse espaço. Dificilmente se veem na iniciativa privada estandes tão bem cuidados, tão bem detalhados quanto estes, e agradecer aos artesãos e artesãs a oportunidade de apreciarmos tantas peças maravilhosas”, afirmou.
Já o deputado federal Julian Lemos destacou, em seu discurso, a capacidade administrativa do governador João Azevêdo. “Percebemos, governador, o quanto o senhor é um homem detalhista, gosta de fazer as coisas muito organizadas, e isso eu estendo à primeira-dama”, frisou.
Na solenidade de abertura do Salão, o governador João Azevêdo recebeu dos artesãos presentes de peça artesanais em agradecimento às ações do Governo do Estado a favor do segmento. Por sua vez, o chefe do Executivo estadual também distribuiu placas para homenagear cases de sucesso e lembrou que, de 2019 a 2021, foram distribuídos R$ 740 mil pelo Empreender-PB.
Falando em nome das artesãs homenageadas, Teresa Júlio, agradeceu o apoio do Governo do Estado na valorização da matéria-prima – escama de peixe – que antes era jogada fora. “Trabalho com escama de peixe há 15 anos, mas foi preciso que muitas mãos fossem dadas para a escama de peixe, a concha, o marisco chegassem aonde chegaram”, acrescentou, agradecendo pessoalmente ao governador João Azevêdo e à primeira-dama, Ana Maria Lins.
Prestigiaram ainda a abertura do 33° Salão do Artesanato o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), pasta à qual o PAP é vinculado, Rômulo Polari; o secretário executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa; o secretário de Estado da Cultura (Secult), Damião Ramos; a curadora do PAP, Janete Lins; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; o secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, entre outros auxiliares do Governo do Estado, além do diretor-técnico do Sebrae, um dos parceiros do evento, Luiz Amorim.
O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.
33° Salão do Artesanato Paraibano
Data: 12 de janeiro a 6 de fevereiro
Visitação: 16h às 22h
Local: Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)