O deputado estadual João Henrique (DEM), nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), fez questão de se posicionar favorável ao voto aberto em todas as circunstâncias, inclusive em votações que perpassem por ações do Governo do Estado quando por ocasião de cassações de prefeitos, intervenções de municípios, dentre outra situações.
“Sou Democrata e votei favorável ao voto aberto, que deveria ocorrer em todas as circunstâncias. Inclusive, nas eleição da mesa desta Casa, pois nós temos que começar a dar exemplo logo em casa e não deixar que o exemplo venha de fora. Por isso, parabenizo todos os parlamentares que fizeram história hoje, ao aprovar o voto aberto aqui na Assembleia Legislativa da Paraíba”, destacou João Henrique.
O regime de voto aberto para apreciação de vetos e intervenção estadual no Município e o nome do interventor foi aprovado na manhã de hoje após votação acalorada. O Substitutivo sobre o tema foi proposto pela Mesa Diretora e abraça as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) de números 19; 20; 21 e 22/2013 e 01; 03 e 04/2015 alterando a Constituição Estadual. Apenas para o processo de eleição da Mesa Diretora a votação secreta foi mantida pelos deputados.
O deputado João Henrique, durante pronunciamento na Tribuna da ALPB, ainda se solidarizou ao também deputado Renato Gadelha (PSC) que foi duramente criticado por parlamentares da base de situação por ter votado contra o voto aberto na Casa.
Durante a fala, João Henrique relembrou a vivência política que teve com Renato Gadelha em décadas de militância e o defendeu definindo-o como grande democrático e desmerecedor de tamanhas críticas pela grande história que possui.