Os índices da violência na Paraíba voltaram a ser tema de debate na sessão ordinária desta quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Na oportunidade, o deputado João Henrique (DEM) pediu a palavra para externar sua preocupação com a escalada da criminalidade, que atinge até a própria Polícia Militar, com o aumento do número de mortes de policiais.
De acordo com o parlamentar, a violência cresce assustadoramente e se acentua ainda mais em João Pessoa, Capital paraibana.
Durante o pronunciamento, João Henrique lamentou as recentes declarações do comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, que teve a infelicidade de afirmar que “as perdas (mortes de policiais) fazem parte do cotidiano”.
Segundo o deputado, a afirmativa pode até ser verdadeira, mas ‘não é plausível’ que saia da boca de um comandante uma vez que isso mostra que o descaso governamental com a segurança pública é de se lamentar.
“O comandante da Polícia Militar afirmar que o número de homicídios de policiais está em situação aceitável… isso… digo com sinceridade, se fosse eu, iria preferir renunciar ao comando da PM a ter que fazer uma declaração dessas”, disse João Henrique.
O parlamentar lembrou que os agentes de Segurança Pública, seja das Polícias Militar ou Civil, tentam cumprir seus respectivos deveres, mas que ocorrem fatos e circunstâncias que a própria razão desconhece.
O deputado João Henrique deve convocar uma Audiência Pública e convidar o secretário de Segurança Pública, o comando da Polícia Militar e outras autoridades da área para debater o aumento da violência no Estado.