A 4ª Jornada da Inclusão Produtiva realizada na manhã desta sexta-feira (28), em Sumé, promoveu uma oportunidade para que agricultores familiares da região do Cariri pudessem acessar num único local, as políticas públicas que ajudam na melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares, buscando o desenvolvimento rural sustentável.
O evento aconteceu na praça José Américo e foi um espaço de atendimento direto aos agricultores familiares, com palestras e ambiente de mostras tecnológicas com produtos da agricultura familiar.
Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Sumé e a Emater para a promoção de Políticas e Programas Públicos voltados ao Desenvolvimento Rural Sustentável no município com recursos técnicos, materiais e apoio financeiro.
Também foi feita a distribuição de mudas e quilos de sorgo, exposição sobre apicultura, informações sobre crédito fundiário e trabalho de extensão rural.
A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu serviços de verificação de pressão arterial e vacinação. A Secretaria Municipal de Ação Social participou apresentando os programas e serviços que são ofertados no órgão.
Muitos agricultores familiares e artesãos do município de Sumé tiveram a oportunidade de expor o trabalho que eles realizam, a exemplo dos produtores da feira agroecológica, as artesãs da associação de pescadores, alunos da Escola Agrotécnica, rendeiras de São João do Tigre, entre outros.
Entre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito Éden Duarte, que na ocasião representou o prefeito doutor Neto, o presidente da Gestão Unificada, Emepa, Interpa e Emater, Nivaldo Magalhães, o coordenador regional da Emater no Cariri, Valmir Azevedo, o secretário de Agricultura, Nilson Brito, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Sarmento, a vereadora Donzília Martiniana e ainda representantes do Governo do Estado, de outros municípios e presidentes de associações rurais.
O vice-prefeito, Éden Duarte, ressaltou os incentivos do Governo do Estado para estimular e fortalecer a agricultura familiar e que a jornada é uma oportunidade para que todos possam conhecer o que vem sendo realizado e verificar as experiências de outros grupos.
A Jornada de Inclusão Produtiva foi uma ação unificada dos governos federal, estadual e municipal, por meio da gestão unificada Emepa/Interpa/Emater e a Prefeitura Municipal de Sumé.