Boa parte da população da Paraíba vai ter que se mudar das cidades onde vive por causa da falta d’água. O alerta foi feito nesta quarta-feira (7) pelo senador José Maranhão (PMDB-PB). Segundo ele, a estiagem que já completou quatro anos e que, por conta do fenômeno El Niño, deve se prolongar por mais dois anos, vai acabar com a água para consumo humano.
José Maranhão apresentou dados segundo os quais o nível médio das barragens que abastecem o estado é de 17,5% do total da capacidade. Somado a isso, 80% do território paraibano estão na região do semiárido e de solo rochoso, o que praticamente impede a captação de água de poços. Acrescentou que o drama não é apenas de habitantes das pequenas cidades, mas de grandes municípios, como Campina Grande.
A solução para a falta d’água, segundo o senador, é a conclusão das obras do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. No entanto, José Maranhão foi informado que isso só acontecerá ao final de 2017.
— Não vejo outra solução, senão a transposição. A agilização do processo da transposição. A Paraíba precisa do projeto de transposição das águas do São Francisco não como um recurso econômico direto, mas, sobretudo, como um recurso humano — afirmou o senador.