Laboratório de Solos do CDSA/UFCG recebe premiação em evento nacional

O Laboratório de Solos (LASOL) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG foi premiado no VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, através de suas ações com o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e o Projeto Solo na Escola. O evento foi realizado entre os dias 7 e 10 deste mês de setembro.

Pelo PASCAR o projeto Matutando Agroecologia com a aluna Lygia Oliveira Lopes recebeu o prêmio “Inovação em Educação em Solos”. O projeto Solo na Escola recebeu premiação pelas atividades “Arte e Cultura em Educação em Solos – Teatro do Solo”, com a aluna Josiele Carlos Fortunato e, “Oficina de Geotinta”, ministrada pelo aluno Diogo dos Santos Oliveira. No evento esta oficina foi a mais procurada pelos participantes e teve a participação do doutor Clay Robinson, da Universidade de Illinois (Texas – Estados Unidos).

O Simpósio Brasileiro de Educação em Solos é um evento realizado a cada dois anos, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e organizado por um grupo de pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior que investigam e desenvolvem trabalhos na área de ensino e pesquisa de Solos.

O VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos teve como tema principal “A educação em solos no meio urbano e a popularização da Ciência do Solo” e aconteceu no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, localizada na cidade de São Paulo-SP, nos dias 7 a 10 de setembro.

O simpósio reuniu profissionais de todo o país que se dedicam à pesquisa em solos e atuam nas áreas do ensino, pesquisa e extensão em instituições públicas, privadas e organizações governamentais e não governamentais.

O objetivo do evento é promover a discussão de temas concernentes ao ensino do solo por meio dos agentes de divulgação/promoção do conhecimento e das aplicação de práticas educativas e inovadoras na condução de pesquisas sobre a educação em solos. A realização do Simpósio reforça a importância do ensino do solo e de uma visão pedagógica para o trabalho de uso e conservação do solo de formas sustentáveis.

A discussão do tema proposto para o VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solo busca possibilitar a difusão do conhecimento do ensino do solo em uma perspectiva de integração natureza/sociedade, estimulando a articulação e a troca de ideias, informações, experiências e conhecimentos entre os participantes do simpósio, formado por pedagogos, geógrafos, agrônomos, biólogos, geólogos e químicos, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das demais áreas voltadas para a temática do simpósio.

“A realização do Simpósio é uma oportunidade para divulgação das pesquisas e ações relacionadas à educação sobre o uso e conservação dos solos. Para nós um espaço importante para apresentarmos as nossas ações e experiências da educação sobre os solos para os jovens”, disse a professora Adriana Vital, coordenadora do Laboratório de Solos do CDSA.

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