O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (11/9) que vai apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na disputa para a presidência da Casa no próximo ano. A informação foi confirmada por Odair Cunha (PT-MG), líder do PT na Câmara.
De acordo com o líder petista, Lira disse que “apoia o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão, como um nome qualificado para a construção da unidade na casa”. Odair declarou ainda que vai “submeter o nome de Hugo Motta ao conjunto de parlamentares da Bancada (do PT) para que seja avaliado no processo de sucessão da Casa”.
O encontro sinaliza o arco de aliança em torno de Motta e acontece depois das articulações envolvendo uma possível aliança entre os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).
Motta entrou na disputa após o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), se retirar. Já na largada, Motta foi considerado favorito por reunir sinalizações positivas de Lira, do governo e também da oposição. Na quarta-feira da semana passada, o líder do Republicanos foi recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta quarta, aniversário de Hugo Motta, o líder do Republicanos almoçou com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e líderes de sete partidos como uma sinalização de apoio à candidatura do parlamentar à presidência da Câmara.Participaram os seguintes líderes: Romero Rodrigues (Podemos-PB), Altineu Cortes (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Odair Cunha (PT-MG), Luciano Amaral (PV-AL), Renildo Calheiros (PC do B-PE). O deputado Tenente Coronel Zucco (PL-RS), aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também esteve presente.