Na programação do São João de Sumé, a Prefeitura Municipal conseguiu trazer um grande momento para a cidade com o lançamento do livro “Zé Marcolino – Conversa sem Protocolo”, de autoria do poeta pernambucano, de São José do Egito, Marcos Passos.
O livro será lançado no próximo domingo, às 16h, no Núcleo de Extensão Cultural da UFCG (NEXT). O evento contará também com a presença de outros poetas e declamadores do Cariri Paraibano e do Pajeú Pernambucano.
Nesta obra literária, publicada pela Companhia Editora de PE – CEPE, o poeta Marcos Passos apresenta depoimentos de amigos e admiradores, homenagens poéticas e musicais, reportagens, entrevista e iconografia sobre a vida poética e musical do autor de “Sala de Reboco”, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga,o Rei do baião.
A publicação conta com orelha escrita por Bráulio Tavares, prefácio de José Paulo Cavalcanti Filho, apresentação do poeta Dirceu Rabelo, revisão de Meca Moreno e Marcos Passos, diagramação de Gildson Oliveira, foto-orelha de Nelcita Ferraz e capa de Sérgio Gomes.
Zé Marcolino, além de grande poeta descritivo e espirituoso, foi um exímio contador das histórias do povo do seu lugar. Um capítulo foi reservado para registrar a mestria com que ele divulgava a astúcia dos sertanejos.
Em se tratando do mestre de Cacimba Nova, não se poderia deixar de enaltecer o talento que o celebrizou: as suas magníficas composições. Assim, se não a sua musicografia completa, os admiradores de Marcolino terão acesso a uma grande parte
das letras desse baluarte que se confundia com o próprio sertão nordestino.
Produzido pelos integrantes do Quinteto Violado, ele lançou seu primeiro e único LP: Sala de Reboco (pela Chantecler), em 1983.
Pela Imprensa Universitária da UFRPE publicou o livro: Cantadores, Prosas Sertanejas e Outras Conversas, em 1987.
Sobre o autor – Marcos Passos é poeta, escritor, produtor cultural, declamador, palestrante e oficineiro. É natural da cidade de São José do Egito/PE, berço de grandes poetas populares e eruditos.
Ministrou várias oficinas de versificação e declamação, a exemplo do Laboratório de autoria Ascenso Ferreira – SESC e formação de professores da EREM eng. Lauro Diniz.
Participou como palestrante em vários eventos, entre eles: A barca dos Encantados – Visitando os irmãos Batista/SESC; Cariri, Moxotó e Pajeú – Poesia, Verso e Prosa – UFPE, UNICAP / SESC Garanhuns; Jornada Literária do Sertão/Buíque-PE.
Como declamador Marcos Passos já se apresentou em vários palcos: Brasília/DF – III Encontro dos Egipcienses; Nazaré da Mata/PE e São José do Belmonte/PE – Pernambuco Nação Cultural; Olinda/PE – Centro de Convenções (Bienal Internacional do Livro); Paulo Afonso-BA – Mala do Poeta; Porto de Galinhas/PE – Fliporto e Flicordel; Petrolina/PE – Clisertão; Recife – Assembléia Legislativa de Pernambuco (Café com poesia); Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade, Praça do Arsenal da Marinha, Mercado da Madalena, Mercado da Boa Vista, Mercado da Encruzilhada (São João Multicultural do Recife); Casa de Shows Sala de Reboco; Teatro do Parque (Segunda Cultural da Assembléia Legislativa de Pernambuco).
Com incursão editorial desde o ano de 1999, Marcos é co-autor e organizador dos livros NOS PASSOS DA POESIA (1999–CEPE) e NUANCES D’ALMA (2010-Editora Coqueiro), de autoria de sua mãe, a poetisa Beatriz Passos, e dos livros PETRUS APOSTOLUS PRINCEPS APOSTOLORUM – UM MOTE SANTO E ALGUMAS SACRAS GLOSAS (2006-Edições Bagaço), AMORES PERFEITOS NA BEIRA DO MAR (2007–Edições Bagaço), ANTOLOGIA POÉTICA RETRATOS DO SERTÃO (2009-Facform Gráfica), este patrocinado pelo Funcultura e apoiado pela Fundarpe e a obra compilada do poeta egipciense João Batista de Siqueira – Cancão (2013- Companhia Editora de Pernambuco – CEPE). No prelo:TONS (DI)VERSOS (poesias autorais); CD de declamações MARCOS PASSOS NOS PASSOS DO SERTÃO.