O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-ES), disse nesta quarta-feira (4) que Lula (PT) deu aval para que Hugo Motta (Republicanos-PB) disputasse a eleição para a presidência da Câmara.
Pereira afirma que conversou com o presidente da República e indicou Motta antes de falar sobre o assunto com Arthur Lira, que é o atual presidente da Câmara.
“Eu disse: ‘presidente, eu tenho aqui um coringa, um trunfo, que eu acho que pode ser a solução’ […] E o presidente disse: ‘Marcos, mas ele não é muito novo?’, eu disse que sim, ele tem 34 anos, mas é novo com experiência, porque tem quatro mandatos e é muito talentoso. O presidente me disse ‘então tá bom, se você tá referendando, pode ir ao Arthur e dizer que eu não tenho nada contra’”, afirma Pereira.
O próximo passo será tentar construir um consenso em torno da candidatura de Motta, respeitando um acordo que, segundo Pereira, já foi discutido com Arthur Lira e com o presidente Lula. “Acredito que este é o caminho que seguiremos daqui em diante”, disse.
Desistência de Pereira
Marcos Pereira é o presidente nacional do Republicanos e desistiu da candidatura à presidência da Câmara nesta terça (3). Ele era um dos três principais nomes na disputa – junto do líder do União Brasil, Elmar Nascimento, e do líder do PSD, Antônio Brito.
Já Motta, que é o líder do Republicanos na Câmara, era visto como um dos nomes favoritos do de Lira.
No entanto, havia resistência por parte do próprio partido, uma vez que Pereira já planejava há alguns anos suceder Lira.
A conversa de Pereira com o presidente Lula aconteceu nesta terça, no começo da tarde, no Palácio do Planalto, segundo o próprio parlamentar. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também é do Republicanos, estava presente.